Coreia do Norte: Moon pretende retomar o diálogo com Pyongyang para tentar solucionar a questão nuclear (Thomas White/Illustration/Reuters)
AFP
Publicado em 11 de maio de 2017 às 09h29.
Última atualização em 11 de maio de 2017 às 09h30.
A desnuclearização da Coreia do Norte é um "objetivo comum" da China e da Coreia do Sul, concordaram nesta quinta-feira em uma conversa por telefone o novo presidente sul-coreano Moon Jae-In e seu colega chinês Xi Jinping.
Em sua primeira conversa por telefone, os dois presidentes "concordaram que a desnuclearização da península coreana é o objetivo dos dois países", afirmou Yoon Young-Chan, porta-voz do presidente sul-coreano.
As relações entre China e Coreia do Sul ficaram tensas nos últimos meses com a instalação no território sul-coreano de um escudo antimísseis americano (THAAD) para contra-atacar a ameaça balística norte-coreana.
A China faz oposição enérgica ao escudo antimísseis, que afeta sua capacidade de defesa, e adotou medidas de represália contra empresa sul-coreanas.
Moon, do Partido Democrático (centro-esquerda), deve modificar a política de grande rigidez em relação à Coreia do Norte desenvolvida pela presidente conservadora Park Geun-Hye, destituída por um escândalo de corrupção.
Moon, que foi um dos organizadores da segunda reunião de cúpula entre as duas Coreias em 2007, pretende retomar o diálogo com Pyongyang para tentar solucionar a questão nuclear.
O presidente sul-coreano, que havia manifestado reservas a respeito da instalação do THAAD, disse ao colega chinês que tem consciência das inquietações de Pequim e defendeu discussões bilaterais para permitir uma "melhor compreensão do tema".
Xi convidou Moon a uma visita oficial a China.