A visita de nove dias ao país da Commonwealth foi a primeira viagem de William e Kate para o exterior desde o casamento, no fim de abril (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 8 de julho de 2011 às 23h05.
Nova York - O príncipe William, da Grã-Bretanha, e sua mulher, Catherine, chegaram nesta sexta-feira a Los Angeles, onde passarão um fim de semana entre o glamour de Hollywood e o sul californiano, após nove dias no Canadá.
Durante a visita, que durará três dias, o herdeiro da coroa inglesa planeja jogar pólo na costa do Pacífico, em Santa Bárbara, e visitar um projeto no centro de Los Angeles para as zonas urbanas desfavorecidas da cidade. Esta é a primeira vez que Catherine visita os Estados Unidos.
O casal foi recebido pelo governador da Califórnia, Jerry Brown, e outros funcionários, depois de ter partido de Calgary, Canadá, onde uma multidão os recepcionou como pop stars - com um desfile de 850 cavalos, cowboys e palhaços de rodeio antes de seguirem para Los Angeles para uma festa.
A visita de nove dias ao país da Commonwealth foi a primeira viagem de William e Kate para o exterior desde o casamento, no fim de abril.
"Em 1939, minha bisavó, a rainha Elizabeth, Rainha mãe, falou de sua primeira viagem ao Canadá com o marido, o rei George VI: 'O Canadá nos transformou'. Kate e eu agora sabemos muito bem o que ela queria dizer", disse o príncipe no discurso de despedida na noite de quinta-feira.
"Canadá superou tudo o que nos disseram", acrescentou. "Nossa promessa ao Canadá é a de que vamos voltar".
Na última escala no país, em Calgary, o casal foi a uma noite de rodeio que teve corrida de carroça, montaria de touros (para os adultos) e de ovelhas para as crianças, música country, danças e um passeio em uma diligência de 1912. "Bem, foi diferente", comentou William.
Na manhã desta sexta-feira, os duques de Cambridge usaram chapéus brancos de cowboys feitos de pele de coelho, calças jeans e camisetas - William com uma xadrez e Kate com uma branca - e deram início ao festival de rodeio de Calgary, que lembra os dias em que os cowboys cavalgavam nas colinas e planícies de Alberta. O evento atrai cerca de um milhão de espectadores todos os anos e, de acordo com o primeiro-ministro Stephen Harper, "mostra o espírito dos corajosos pioneiros que fizeram este grande país".
Milhares de pessoas se reuniram de manhã ao longo da estrada para ver o desfile do casal, que passou em um carro preto acenando para a multidão.