Vulcão no Alasca pode entrar em erupção e ameaça voos

Especialistas disseram que a situação na cúpula do vulcão indica que a qualquer momento pode ser expelida uma nuvem de cinzas

Brasília – As autoridades do Alasca, estado americano, emitiram alerta de erupção do Vulcão Cleveland - depois de identificada nova formação de lava. Especialistas disseram que a situação na cúpula do vulcão indica que a qualquer momento pode ser expelida uma nuvem de cinzas.

Segundo os peritos, a nuvem de cinzas ameaça o tráfego aéreo na região. A estimativa é que ela chegue a 6 mil metros de altura acima do nível do mar. O Vulcão Cleveland, com 1.730 metros de altura, está localizado a 1.513 quilômetros de Anchorage (a maior cidade do Alasca), em uma área não habitada.

No fim de dezembro do ano passado, houve uma erupção do Cleveland. Na ocasião, uma nuvem de cinzas, estendeu-se por 4,5 quilômetros e o Centro de Observação da Atividade Vulcânica do Alasca elevou o nível de perigo para voos aéreos na zona das ilhas. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.