Mundo

Vulcão na Indonésia expele nuvem gigante e deixa um morto; veja vídeo

Vídeos compartilhados por funcionários de emergência mostraram os moradores correndo, enquanto enormes colunas de fumaça e cinzas cobriam aldeias

Vulcão Semeru Indonésia. (Antara Foto/National Disaster Mitigation Agency (BNPB)/Reuters)

Vulcão Semeru Indonésia. (Antara Foto/National Disaster Mitigation Agency (BNPB)/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de dezembro de 2021 às 15h14.

O vulcão Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado, causando a morte de uma pessoa e deixando outras 41 feridas, enquanto expelia enormes nuvens de cinza e fumaça, afirmaram autoridades.

Vídeos compartilhados por funcionários de emergência mostraram os moradores correndo, enquanto enormes colunas de fumaça e cinzas cobriam as aldeias próximas na província de Java Oriental.

O subchefe do distrito de Lumajang, Indah Masdar, afirmou em entrevista coletiva que uma pessoa morreu e outras 41 sofreram queimaduras.

As autoridades estavam montando tendas de evacuação, disse a agência de mitigação de desastres do país (BNPB). No entanto, as evacuações foram obstruídas por uma forte fumaça, disse o chefe da BNPB, Surahyanto.

A AirNav Indonesia, que controla o espaço aéreo da Indonésia, disse em um comunicado que a erupção “não casou um impacto significativo” nos voos.

Semeru, o mais alto da ilha de Java, é um dos quase 130 vulcões ativos na Indonésia. Entrou em erupção em janeiro, sem causar vítimas.

Acompanhe tudo sobre:IndonésiaVulcões

Mais de Mundo

EUA ameaça reagir contra Irã após sete mortes e 119 prisões em protestos

Feriado do Ano Novo impulsiona transporte na China, com 207 milhões de viagens

Faísca de vela começou incêndio em bar na Suíça, diz procuradora

Terremoto atinge México e interrompe coletiva da presidente; veja vídeo