Volta ao mundo em 15 imagens da última semana – 26/09
Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana
Gabriela Ruic
Publicado em 26 de setembro de 2015 às 07h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h31.
São Paulo – A semana foi marcada por incidentes violentos como esse que ilustra a foto. Registrada na Cisjordânia , a imagem mostra o momento em que um soldado israelense se deparou com a estudante palestina Hadeel al-Hashlamun de 19 anos, que tentava entrar em uma área que é sempre palco de conflitos entre palestinos e israelenses. O que aconteceu nos momentos seguintes ao registro é alvo de polêmicas. Segundo o exército de Israel , a jovem teria tentado esfaquear esse soldado e acabou sendo morta pelas tropas que vigiavam o local. A família da estudante e ativistas ouvidos pelo jornal britânico The Independent, contudo, negam que ela portava uma arma e dizem que ela foi executada. Do outro lado do oceano Atlântico, o papa Francisco realizou uma viagem histórica na qual se encontrou com Raúl Castro, em Cuba , e Barack Obama, nos Estados Unidos . O pontífice também realizou discursos importantes no congresso americano e também na sede da ONU em Nova York. Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana.
O papa Francisco é fotografado com o líder cubano Raul Castro em Cuba . A viagem faz parte de uma turnê que o pontífice está fazendo pelas Américas. Da ilha, ele seguiu para os EUA.
O presidente Barack Obama é fotografado com o papa Francisco em Washington. O encontro faz parte de uma extensa viagem do pontífice nos Estados Unidos e na qual realizou também um histórico discurso no Congresso do país.
Todos os anos, milhares de muçulmanos se reúnem em Meca, a cidade saudita que é considerada sagrada para o islã. Em 2015, a tradicional peregrinação conhecida como Hajj ficou marcada por sua maior tragédia em 20 anos: depois de uma confusão, 717 pessoas morreram pisoteadas e outras 863 ficaram feridas.
Em Lesbos, um refugiado sírio luta para não perder uma criança no meio da água e da confusão que marcou a chegada de mais um barco cheio de pessoas que fugiram da violência na Síria ao território grego.
Imagem mostra o logo da montadora Volkswagen em uma fábrica na Alemanha. A empresa se viu no meio de um escândalo nessa semana, depois de ter admitido uma fraude nos dados de emissão de gases poluentes. 11 milhões de veículos da montadora estão envolvidos.
Alexis Tsipras é fotografado ao chegar em uma reunião de líderes europeus em Bruxelas e na qual o tema foi a crise dos refugiados na Europa. Nesta semana, Tsipras venceu as eleições antecipadas na Grécia depois de ter renunciado há poucas semanas e tomou possa pela segunda vez em oito meses.
Depois de receber uma visita histórica do papa Francisco, Barack Obama deu boas-vindas ao presidente Xi Jinping, que é visto pelo governo americano como um dos líderes mais fortes da história da China . Foram discutidos temas delicados como disputas marítimas no Índico, tensões econômicas e cibersegurança.
Imagem mostra o exterior de uma mesquita em Sanaa, capital iemenita, depois de um atentado terrorista realizado por dois homens-bomba.
O presidente sírio Bashar al-Assad é visto rezando no primeiro dia do Eid al-Adha, um feriado sagrado muçulmano que é celebrado antes do Hajj, a peregrinação para Meca.
Imagem mostra o alemão Kim Dotcom , o fundador do site de downloads Megaupload, durante sessão em Auckland, na Nova Zelândia. A corte do país avalia se Dotcom será extraditado para os Estados Unidos, onde enfrenta acusações de lavagem de dinheiro e violação de direitos autorais.
Um soldado do exército do Iraque realiza o “salto da fé” de uma ponte em Bagdá.
Sheryl Sandberg, COO do Facebook , e Ashton Carter, secretário de Defesa dos EUA, participaram nesta semana de um evento no Pentágono no qual foram discutidas questões de gênero nas forças armadas do país.
A gorila Kamba segura seu filho Zachary que nasceu nesta semana em um zoológico nos EUA. O filhote é a quarta geração de gorilas atualmente vivendo no local. A espécie está em extinção.
Turistas caminham por uma ponte suspensa no Parque Nacional de Shiniuzhai, na China . A ponte é feita de vidro, tem 300 metros de extensão e está a 180 metros do chão. Foi aberta ao público nesta semana.