Volta ao mundo em 15 imagens da última semana – 05/09
Imagem chocante transformou um menino sírio de apenas 3 anos em um mártir da tragédia dos refugiados no Mediterrâneo
Vanessa Barbosa
Publicado em 5 de setembro de 2015 às 08h16.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h33.
Há quem diga que uma imagem vale mais do que mil palavras. Outros, que ela pode mudar o rumo da história ao capturar um instante de vida para a eternidade. Seja como for, é difícil resistir ao poder que elas têm de resumir realidades complexas e, muitas vezes, tão absurdas que nem cabem em palavras. Nesta semana, uma destas imagens poderosas transformou um menino sírio de apenas 3 anos em um mártir da tragédia dos refugiados no Mediterrâneo. Seu nome era Aylan al-Kurdi. Nasceu quando a Síria já estava em guerra e morreu tentando sair dela. A foto comoveu o mundo e mobilizou governos de vários países a reverem suas políticas e posições em relação aos refugiados . Seu destino trágico simboliza a luta diária de milhares de crianças, homens e mulheres que buscam uma vida segura, longe dos conflitos armados e perseguições que arruinam seus países. Segundo dados da Organização Internacional de Migrações (OIM), mais de 350 mil imigrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo e chegaram à Europa este ano, e 2.643 morreram na tentativa. Clique nos slides para uma volta ao mundo através de 15 imagens marcantes da última semana.
Policiais húngaros tentaram impedir a passagem de um trem repleto de refugiados a caminho da fronteira com a Áustria, forçando todas as pessoas a desembarcar para levá-las para um campo de detenção, na última quinta-feira (3). Centenas se jogaram nos trilhos, se espremeram nas composições, agarrando-se às portas e empurrando os filhos pelas janelas.
Em um vídeo curto de apenas 45 segundos, um jovem refugiado sírio faz um apelo forte para o mundo: "Parem a guerra na Síria, não queremos ir para a Europa", disse Kinan Masalemeh, de 13 anos. O registro foi feito pela rede de televisão árabe Al Jazeera e viralizou nas redes sociais na última quarta-feira.
Uma explosão orquestrada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) atingiu, no começo da semana, o templo de Bel, um colosso de 2000 anos e principal estrutura da cidade antiga de Palmira, na Síria, tombada como patrimônio da humanidade pela Unesco. A ONU divulgou imagens de satélite que mostram o tamanho do dano ao templo mais importante do conjunto arqueológico — com exceção de duas colunas, todo o resto virou pó.
Em um post comovente em seu perfil no Facebook, a fotógrafa Kerstin Langenberger publicou a imagem de um urso polar raquítico vagando atrás de alimento, no fiórde de Svalbard, no ártico norueguês. Ela atribuiu a situação chocante ao degelo recorde do Ártico, associado ao aumento das temperaturas em meio às mudanças climáticas. Seu post emocionante viralizou na semana.
A Praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim foi cenário de um imponente desfile militar para celebrar o 70º aniversário da rendição japonesa na II Guerra Mundial, um evento que permitiu à "China voltar a ser um grande país no mundo", afirmou o presidente Xi Jinping.
Este carneiro com excesso de lã e de peso foi encontrado vagueando por Camberra, a capital da Austrália. Chamaram até um campeão de tosquia, Ian Ielkins, para ajudar no processo de remoção da lã. Mais de 40 quilos foram retirados para alívio do bichinho. Depois da "tosa", Chris, como foi chamado, passou por exames médicos, que atestaram sua boa saúde.
O papa Francisco anunciou que vai autorizar os padres a perdoarem formalmente mulheres que fizeram aborto durante o próximo Ano Santo da Igreja Católica (de 8 de dezembro deste ano a 26 de novembro de 2016). E, na tarde da última quinta-feira, o pontífice foi ao centro de Roma para comprar um novo par de óculos em uma ótica, para a alegria do público que pode vê-lo de muito perto.
O presidente da Guatemala renunciou ao cargo nesta semana. Otto Pérez presta depoimento à Justiça pelas acusações de corrupção que mergulharam o país em uma severa crise.
Menina observa restos de uma casa afetada por um deslizamento de terra causado pela tempestade tropical Erika na Dominica. Além de causar a morte de pelo menos 31 pessoas, a tempestade arrasou com metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país insular.
Durante encontro em Pequim nesta semana, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o da Venezuela, Nicolás Maduro, concordaram em coordenar medidas conjuntas para incentivar a alta dos preços mundiais do petróleo.
O governo da França confirmou na última quinta-feira que os números de série dos destroços de avião achados em julho na Ilha da Reunião, no oceano Índico, correspondem aos do Boeing MH370 da Malaysia Airlines desaparecido em março de 2014.
O Japão deixará de usar o polêmico logotipo desenhado para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 após as acusações de plágio contra seu criador, informaram na última terça meios de comunicação japoneses.
Produtores rurais franceses levaram a Paris, na última quinta-feira, mais de 1.500 tratores em um protesto para exigir mais ação do governo para conter a crise nos setores de carne e laticínios, que deixou algumas fazendas à beira da falência no maior produtor agrícola da União Europeia.
A Nova Zelândia apresentou as quatro bandeiras 'finalistas', selecionadas entre mais de 10.000 propostas, para substituir a bandeira atual. Um referendo em novembro vai dizer qual proposta caiu nas graças da população.
Agora, conheça 20 dados assustadores sobre os refugiados no mundo.
Mais lidas
Mais de Mundo
Deixem o canal': panamenhos protestam contra Trump em frente à embaixada dos EUACongresso do Peru investiga escândalo por suposta rede de prostituição internacionalTorre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeoNovas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados