Volta ao mundo em 15 imagens da última semana – 01/11
Enquanto os protestos completam um mês em Hong Kong, a Zâmbia se torna o 1º país africano a ter um líder branco em 20 anos. Veja aqui estas e outras fotos
Volta ao mundo (Reuters)
Gabriela Ruic
Publicado em 1 de novembro de 2014 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h59.
São Paulo - A edição de 1º de novembro desta galeria conta com imagens sobre alguns dos principais fatos da semana pelo mundo. Enquanto os manifestantes de Hong Kong comemoram um mês de manifestações pró-democracia, a Zâmbia acabou por se tornar o primeiro país africano a ter um chefe de estado branco em vinte anos. Veja aqui estas e outras fotos marcantes.
Depois da morte do presidente que foi apelidado de “Rei Cobra”, Michael Sata, o vice-presidente Guy Scott assume o poder do país, que se torna o primeiro a ter um líder branco em vinte anos.
Na Alemanha, a população se prepara para comemorar os 25 anos da queda do Muro de Berlim, que durante décadas dividiu a atual capital alemã entre ocidental e oriental. Para marcar a data, 9 de novembro, uma instalação com 8 mil balões iluminados será colocada em alguns pontos nos quais um dia a construção existiu.
O mundo comemorou nesta semana o “Halloween” (Dia das Bruxas). Na imagem, uma criança se diverte no jardim de uma casa decorada especialmente para a ocasião na cidade de Chicago. A data é comemorada em vários países.
No Havaí, população e as autoridades estão em alerta por conta da lava expelida pelo vulcão Kilauea. De acordo com informações oficiais, a lava está percorrendo entre 10 e 15 metros por hora e pode destruir praticamente tudo o que encontrar pelo seu caminho. O vulcão entrou em erupção no final de junho e vem avançando para áreas habitadas.
“Robôs bartenders” aguardam seus consumidores a bordo do Quantum of the Seas, o primeiro navio inteligente do mundo. Atualmente, ele está em Southampton, aguardando para iniciar uma viagem até Nova York. Seus passageiros poderão usufruir de diversas novidades como cabines sem janelas, mas que contam com varandas virtuais.
A enfermeira Kaci Hilcox, que esteve em Serra Leoa para tratar de pacientes com ebola, passeia de bicicleta com o namorado no Maine depois de ter a sua quarentena ordenada pelas autoridades de seu estado. A enfermeira trava agora uma batalha judicial contra a decisão, pois alega que todos os seus testes para o vírus deram negativo.
O jaguar argentino Tango tem os seus dentes examinados no zoológico de Buenos Aires. O animal, que tem 11 anos, é uma das esperanças para a conservação de sua espécie, que corre sérios riscos de extinção. Durante sua bateria de avaliações, teve amostras de sangue e esperma recolhidas e armazenadas.
O país foi palco de protestos por conta do sumiço de 43 estudantes no dia 26 de setembro. O grupo desapareceu depois de ter encontrado policiais e homens mascarados em uma estrada no interior. O fato é considerado um dos maiores desafios a serem superados por Enrique Penã Nieto, presidente do país. De acordo com ele, em entrevista coletiva, há 10 mil efetivos federais participando ativamente das investigações.
A beluga Zhuo Ya se tornou a primeira de sua espécie a dar à luz na China, após 15 meses de gravidez. O momento do parto, que durou cinco horas, foi registrado em vídeo. Zhuo foi trazida da Rússia para o aquário chinês em 2010 e entrará em uma “licença maternidade” de dois anos para que se dedique apenas aos cuidados com seu filhote. Neste tempo, não poderá ser visitada pelo público.
Um foguete não-tripulado chamado Antares explodiu segundos depois de ter decolado na Virginia. Este foi o primeiro acidente desde que a NASA passou a usar empresas particulares para levar suprimentos até a Estação Espacial Internacional. As causas do episódio ainda estão sendo investigadas.
Depois de 27 anos no poder, o presidente Blaise Compaoré renunciou após uma série de protestos contra uma reforma que pretendia estender sua permanência no cargo. O posto de chefe de estado foi preenchido posteriormente pelo líder das forças armadas do país.
Um comboio de curdos peshmergas percorre o Iraque em direção ao território sírio. O grupo irá até a cidade de Kobani, onde se juntarão aos combatentes que tentam resistir aos avanços do Estado Islâmico. O grupo jihadista vem atacando a cidade há mais de um mês, que está conseguindo segurar o controle local, apesar das condições precárias que enfrentam, como falta de comida e armamentos.
Voluntários quebram o recorde mundial de “imagem flutuante”. 261 pessoas se uniram para formar o símbolo da paz no Mar Morto. A marca anterior contou com 250 participantes.
16. Agora veja quais países tratam homens e mulheres de forma menos desigualzoom_out_map
Foragido da justiça há um ano, Bouterse morreu aos 79 anos; sua trajetória foi marcada por golpes de estado, condenações e popularidade entre os surinameses