Mundo

Visita do papa a Cuba será de 19 a 22 de setembro

O papa Francisco visitará Cuba entre 19 e 22 de setembro, em uma viagem que incluirá Havana, Holguín e Santiago de Cuba

O presidente cubano Raúl Castro (E) e o papa Francisco, no Vaticano (GREGORIO BORGIA/AFP)

O presidente cubano Raúl Castro (E) e o papa Francisco, no Vaticano (GREGORIO BORGIA/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2015 às 20h51.

Havana - O papa Francisco visitará Cuba entre 19 e 22 de setembro, em uma viagem que incluirá Havana e as cidades de Holguín e Santiago de Cuba, no leste da ilha, informou nesta segunda-feira a conferência episcopal cubana.

"A Conferência de Bispos Católicos se alegra em comunicar que o Santo Padre estará em Cuba do sábado, 19, à terça-feira, 22 de setembro do presente ano", diz o comunicado publicado no site da organização na internet (www.iglesiacubana.net).

O pontífice iniciará a visita em Havana e, em seguida, visitará "a cidade de Holguín, o Santuário do Cobre e a cidade de Santiago de Cuba", de onde seguirá para os Estados Unidos.

No Santuário do Cobre, 20 km a oeste de Santiago de Cuba, é venerada a Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba.

O Vaticano confirmou em 17 de abril a visita de Francisco a Cuba, mas não tinha informado a data, embora tenha antecipado que ocorria antes da viagem aos Estados Unidos.

A data da visita foi anunciada um dia depois de o presidente Raúl Castro visitar o papa no Vaticano, onde ambos celebraram uma audiência privada de quase uma hora.

O papa Francisco, um ator-chave no processo de reaproximação entre os Estados Unidos e a ilha comunista, será o terceiro pontífice a visitar Cuba em 17 anos, depois de João Paulo II, em janeiro de 1998, e Bento XVI, em março de 2012.

"O papa vai legitimar o processo de restabelecimento de relações entre os dois governos e o processo que se está vivendo dentro de Cuba", disse em um comunicado enviado à AFP Roberto Veiga, ex-coeditor da revista católica cubana Espacio Laical (Espaço Laico), que agora codirige a "plataforma" independente Cuba Posible, de discussão sobre o futuro da ilha.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaPapa FranciscoPapasReligião

Mais de Mundo

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Diretora do Serviço Secreto renuncia ao cargo depois de atentado contra Trump

Singapura é a cidade mais segura para turistas; veja o ranking

Mais na Exame