Mundo

Violência explode em Ferguson, EUA; veja fotos dos protestos

Manifestações aconteceram após júri decidir não indiciar o policial branco, Darren Wilson, que matou com 6 tiros um jovem negro desarmado, Michael Brown

Manifestante em Ferguson (Reuters)

Manifestante em Ferguson (Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 25 de novembro de 2014 às 12h27.

São Paulo – A madrugada desta terça-feira foi de protestos violentos na cidade de Ferguson, Missouri (Estados Unidos). As manifestações aconteceram após o júri decidir não indiciar criminalmente o policial branco Darren Wilson, que matou com seis tiros um jovem negro desarmado, Michael Brown.

O caso aconteceu em 9 de agosto, em plena luz do dia. Segundo testemunhas, o jovem estava com os braços para o alto quando foi baleado. Wilson, por sua vez, disse ter agido em legítima defesa, pois temia um ataque.

O corpo de Brown ficou estendido por horas na rua até fosse retirado do local. O fato foi visto como sinal de desprezo das autoridades pela população negra local, que é a maioria. Desde então, tensões raciais tomaram conta de Ferguson.

A família do jovem pediu calma aos participantes dos protestos e expressou a decepção com a decisão. Barack Obama também se manifestou e reconheceu que o país ainda tem muito a fazer quando o assunto é discriminação racial.

Os apelos, contudo, foram em vão. Segundo informações de agências de notícias, nesta madrugada, edifícios foram queimados, tiros disparados e dezenas de pessoas foram presas. Veja aqui imagens da confusão. 

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolítica no BrasilPaíses ricosEstados Unidos (EUA)ProtestosProtestos no mundoJustiçaViolência policialBarack ObamaRacismoPreconceitos

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump