Exame Logo

Vietnã evacua 650 mil pessoas por causa da tempestade Tembin

A tempestade já deixou 200 mortos e desaparecidos em sua passagem pelas Filipinas

Vietnamitas aguardam em um centro de evacuação antes da passagem da tempestade Tempin em Ho Chi Minh, Vietnã (VNA/Manh Linh via REUTERS/Reuters)
E

EFE

Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 09h52.

Ho Chi Minh (Vietnã) - As autoridades do Vietnã evacuaram cerca de 650 mil pessoas prevendo a chegada nesta segunda-feira da tempestade Tembin, que deixou 200 mortos e desaparecidos nas Filipinas e que se transformou em tufão no seu avanço pelo mar da China Meridional.

O serviço meteorológico vietnamita prevê que a Tembin, que esta manhã estava a mais de 300 quilômetros da ilha Con Dao, com ventos constantes de 135 km/h, chegue esta noite pelo sul do país.

Veja também

A imprensa compara este tufão com o Linda, que em 1997 causou um dos desastres mais graves do Vietnã nos últimos cem anos com mais de 4.000 mortos.

O primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, ordenou às autoridades locais que mobilizem soldados, agentes e voluntários para evacuar os moradores nas regiões onde se preveem inundações e deslizamentos de terra.

A evacuação forçada também inclui todas aquelas pessoas que vivam em casebres e barcos no delta do rio Mekong, por onde a Tembin entrará.

O delta do Mekong é uma região do sul do Vietnã que compreende 12 províncias e uma população de cerca de 17 milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:Vietnã

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame