Mundo

Vídeo norte-coreano mostra ataque imaginário contra os EUA

Desta vez, a Casa Branca e o Capitólio são os alvos


	Soldados norte-coreanos fazem vídeo: as autoridades norte-coreanas, furiosas com as sanções da ONU impostas depois de seu teste nuclear, ameaçaram o governo dos EUA
 (Jo Yong-Hak/AFP)

Soldados norte-coreanos fazem vídeo: as autoridades norte-coreanas, furiosas com as sanções da ONU impostas depois de seu teste nuclear, ameaçaram o governo dos EUA (Jo Yong-Hak/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2013 às 08h52.

Seul - A Coreia do Norte produziu outro vídeo que mostra um ataque contra os Estados Unidos, desta vez com a Casa Branca e o Capitólio como alvos.

O vídeo de quatro minutos com o título "Firestorms will rain on the Headquarters of War" (Tempestades de Fogo vão atingir a sede da guerra) (http://y2u.be/DyapeCiOl9A) foi disponibilizado na segunda-feira no canal no YouTube do governo norte-coreano, o Uriminzokkiri, que divulga notícias e propaganda do regime.

Os primeiros dois minutos utilizam fotos de aviões de combate americanos, bombardeiros B-52 e aeronaves de transporte para mostrar os Estados Unidos como uma potência nuclear agressiva que deseja submeter Pyongyang a sua vontade.

"Segundo a segundo, vai queimando o fusível de uma guerra nuclear", adverte uma apresentadora.

Depois mostra a mira de um atirador diante da Casa Branca, antes de passar a uma imagem do Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, em chamas.

As autoridades norte-coreanas, furiosas com as sanções da ONU impostas depois de seu teste nuclear de fevereiro, ameaçaram o governo dos Estados Unidos com um ataque nuclear preventivo, enquanto a tensão militar na Península Coreana registra uma escalada, a um nível sem precedentes nos últimos anos.

Analistas acreditam que a Coreia do Norte precisa de vários anos de trabalho para ter condições de disparar um míssil balístico com ogiva nuclear capaz de atingir o território americano, mas o secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, afirmou na semana passada que tem planos para fortalecer as defesas antimísseis da costa ocidental de seu país.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEnergiaEnergia nuclearEstados Unidos (EUA)InfraestruturaPaíses ricos

Mais de Mundo

Balões com lixo da Coreia do Norte fecham aeroporto de Seul

Em meio à decisão do Supremo, relatório da ONU aponta maconha como droga mais usada no mundo

Debate nos EUA: migração poderá ser tema explosivo no encontro entre Biden e Trump

Para Lula, Milei fala muita "bobagem" e deve "pedir desculpas" ao Brasil

Mais na Exame