Primeiro vídeo aéreo em 360 graus da Coreia do Norte. (NK News/Youtube/Reprodução)
Vanessa Barbosa
Publicado em 21 de outubro de 2017 às 11h24.
Última atualização em 21 de outubro de 2017 às 17h24.
São Paulo - Um intrépido fotógrafo de Singapura embarcou em um avião ultraleve para filmar uma das cidades mais secretas do mundo, Pyongyang, capital da Coreia do Norte, e revelou imagens nunca antes vistas.
O feito só foi alcançado porque Aram Pan conseguiu um acordo exclusivo com o grupo independente de mídia NK News, especializado em notícias daquele país, e liberação da Administração Nacional de Turismo e da Korea International Travel Company.
No vídeo, aparecem imensas construções, como o Hotel of Doom, um projeto de US$ 750 milhões que está incompleto há três décadas, o Estádio Primeiro de Maio Rungrado, um dos maiores do mundo e inúmeros arranha-céus à beira-mar.
Edifícios altos e de aparência moderna e bem coloridos (muitos passam a impressão de serem maquetes em um projeto) se espalham por grandes avenidas praticamente vazias. Durante toda a gravação, o fotógrafo esteve acompanhado de um representante de Pyongyang.
Filmado em 360 graus, o vídeo foi publicado no YouTube e permite escolher a perspectiva:
Em entrevista ao site NK News, Pan conta que visitou a sede do governo norte-coreano pela primeira vez em 2013 e ficou interessado no país, na vida cotidiana que era "ofuscada pela narrativa de que o Coreia do Norte é um país assustador".
Pan acredita que sua atitude descontraída no país o ajudou a abrir portas do regime notoriamente privado. "Talvez seja porque não os vejo como pessoas terríveis, todos pensam que eles são e acho que eles sentem isso", disse ele à NK News.
"Eu acho que quanto mais amável eu sou, mais eles se revelam naturalmente para mim. Há um velho ditado: 'Uma resposta suave afasta a ira, mas uma palavra áspera agita a raiva"'.