Mundo

Vice-presidente paraguaio rejeita entrada de Venezuela no Mercosul

Assunção - O vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, afirmou hoje que, devido às atitudes antidemocráticas do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não há condições para o ingresso deste país no Mercosul. "Há uma cláusula democrática no Tratado do Mercosul. Não se pode apagar com o cotovelo o que se escreve com a mão", declarou Franco […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2010 às 14h25.

Assunção - O vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, afirmou hoje que, devido às atitudes antidemocráticas do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não há condições para o ingresso deste país no Mercosul.

"Há uma cláusula democrática no Tratado do Mercosul. Não se pode apagar com o cotovelo o que se escreve com a mão", declarou Franco à imprensa, em crítica ao regime político venezuelano.

A decisão sobre a adesão da Venezuela ao bloco sul-americano (integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) ficou nas mãos do Paraguai depois de o Congresso brasileiro aprovar esse pedido, em dezembro de 2009, de acordo com o protocolo de adesão pactuado pelos Governos dos quatro países em 2006.

"Não estão dadas as condições para o ingresso da Venezuela no Mercosul pelas ações antidemocráticas de seu presidente", afirmou o vice-presidente do Paraguai, que não esconde suas desavenças com o presidente do país, Fernando Lugo.

Segundo Franco, "hoje, o Parlamento não tem nenhum esboço de pedido sobre a entrada da Venezuela no Mercosul", em alusão à retirada desse pedido realizado pelo Executivo diante do temor da rejeição do ingresso.

O vice-presidente comentou que perguntou a Lugo "se havia alguma posição sobre o ingresso da Venezuela" no bloco sul-americano e que o governante lhe respondeu que "não tinha nenhuma" opinião a respeito.

Por sua vez, o chefe de Gabinete da Presidência, Miguel López Perito, disse a jornalistas que "tem de haver um amplo debate político, do ponto de vista econômico e social" sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaVenezuelaParaguai

Mais de Mundo

'Linha vermelha': Guarda Revolucionária do Irã ameaça repressão total a protesto

Nasa antecipa volta de astronautas da Estação Espacial por problema de saúde

Venezuela anuncia retorno de petroleiro em operação com os EUA

Rubio diz que EUA apoiam protestos no Irã e reforça pressão sobre regime