Mundo

Vaticano vai interceder por iraniana condenada à morte

Segundo porta-voz do Vaticano, quando há pedidos de intervenções em questões humanitárias, a Santa Sé usa seus canais diplomáticos e não intervém publicamente

Contrária à pena de morte, Igreja considera "brutal" decisão do governo iraniano.  (.)

Contrária à pena de morte, Igreja considera "brutal" decisão do governo iraniano. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília – O Vaticano declarou hoje (5) que está acompanhando com atenção o caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento.

De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, o Vaticano vai interceder pelos “canais diplomáticos”. As informações são da Rádio Vaticano.

“A posição da Igreja contrária à pena de morte é conhecida e o apedrejamento é uma forma particularmente brutal”, disse Lombardi, em resposta às perguntas de jornalistas enviada.

Segundo o porta-voz do Vaticano, quando há pedidos de intervenções em questões humanitárias, a Santa Sé usa seus canais diplomáticos e não intervém publicamente.

Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43 anos, foi condenada sob acusação de manter relações sexuais com dois homens após ter ficado viúva. A pena aplicada foi a de morte por apedrejamento.

O caso ganhou repercussão internacional. O governo brasileiro propôs oficialmente que dar asilo à mulher.. Porém, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad disse não ver necessidade de tal medida. Segundo ele, as autoridades do Poder Judiciário iraniano também rejeitaram o pedido brasileiro.

Leia mais sobre Irã

Sigas as notícias de Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaIgreja CatólicaIrã - País

Mais de Mundo

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos

Conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza começarão na próxima semana