Mundo

Vaticano investiga sete padres por caso de pedofilia

Acusações de abusos sexuais a seminaristas por parte de Marcial Maciel e de sua vida dupla - chegou a ter vários filhos - obrigou a intervenção

Bento XVI castigou Maciel (1920-2008) por seus ''gravíssimos e imorais'' comportamentos (Reprodução/AFP)

Bento XVI castigou Maciel (1920-2008) por seus ''gravíssimos e imorais'' comportamentos (Reprodução/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2012 às 21h56.

Cidade do Vaticano - A Congregação para a Doutrina da Fé investiga sete sacerdotes da congregação Legionários de Cristo por supostos abusos sexuais a menores, disse à Agência Efe o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O porta-voz declarou que não entende o revôo midiático surgido com esta investigação, uma vez que os Legionários de Cristo informaram os casos à Congregação para a Doutrina da Fé no curso deste ano e o organismo está realizando seu trabalho há muito tempo.

Os Legionários de Cristo foram fundados no México em 1941 por Marcial Maciel, quando tinha apenas 20 anos, e experimentou um enorme desenvolvimento durante o pontificado de João Paulo II.

No entanto, as acusações de abusos sexuais a seminaristas por parte de Maciel e de sua vida dupla - chegou a ter vários filhos - obrigou a intervenção do Vaticano.

O delegado pontifício para os Legionários de Cristo, Velasio de Paolis, criou uma comissão para ajudar às vítimas de abusos sexuais por parte de Maciel e para fazer uma limpeza na congregação.

Bento XVI castigou Maciel (1920-2008) por seus ''gravíssimos e imorais'' comportamentos e pela vida que levou ''sem escrúpulos e sem verdadeiro sentimento religioso''.

Os Legionários de Cristo contam hoje com 900 sacerdotes e três mil seminaristas e estão estabelecidos em 18 países, além de terem 70 mil membros do Regnum Christi. 

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualCrimeIgreja Católica

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique