Mundo

Vários jihadistas morrem em tentativa de invasão de cidade

Pelo menos 20 jihadistas morreram em confrontos contra milicianos curdos em uma tentativa frustrada de entrar na cidade de Kobani


	Militares curdos durante missão contra jihadistas do Estado Islâmico
 (Azad Lashkari/Reuters)

Militares curdos durante missão contra jihadistas do Estado Islâmico (Azad Lashkari/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 13h47.

Beirute .- Pelo menos 20 jihadistas morreram ontem à noite em confrontos contra milicianos curdos em uma tentativa frustrada de entrar na cidade de Kobani, no norte da Síria e próxima da fronteira com a Turquia, disse nesta segunda-feira à Agência Efe o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abderrahman.

O ativista explicou por telefone que os membros do Estado Islâmico (EI) tentaram entrar pelo lado leste da cidade, onde integrantes das Unidades de Proteção do Povo curdo (YPG, sigla em língua curda) os esperavam em uma emboscada.

A tentativa de invasão de Kobani aconteceu no dia dos combates mais intensos nos arredores da cidade desde o início da ofensiva do EI contra a região no último dia 16.

No interior de Kobani, o presidente do Órgão Autônomo de Defesa e Proteção da cidade, Esmat al Sheikh Hasan, confirmou para a Efe em uma conversa telefônica que os extremistas tentaram efetivamente entrar no perímetro urbano, mas que os milicianos curdos repeliram a ofensiva.

Hasan explicou que atualmente os radicais se encontram nas cercanias do lado leste da cidade, onde se mantêm há vários dias e içaram uma bandeira do grupo.

Os confrontos violentos continuam entre os dois grupos nos lados oeste, leste e sul da periferia de Kobani, que ontem à noite deixaram 60 mortos.

Por outro lado, pelo menos uma pessoa morreu hoje por ferimentos sofridos em um atentado contra o quartel das forças de segurança curdo-sírias, Asayish, na cidade de Al Hasaka, no norte do país.

O OSDH informou sobre outra explosão nos arredores da cidade e que, segundo informações preliminares, poderia se tratar de um atentado com um carro-bomba próximo da entrada leste de Al Hasaka. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoEuropaSíriaTurquia

Mais de Mundo

Milei se reunirá com Macron em viagem à França para abertura dos Jogos Olímpicos

'Tome chá de camomila', diz Maduro após Lula se preocupar com eleições na Venezuela

Maduro deve aceitar resultado das eleições se perder, diz ex-presidente argentino

Macron só vai nomear primeiro-ministro após Jogos Olímpicos

Mais na Exame