Mundo

Usinas são possibilidades reais, diz Tolmasquim

Segundo o presidente da EPE, o Brasil tem a sexta reserva de urânio do mundo e é um dos poucos países que domina a técnica de enriquecimento

Obras de Angra 3: usina será inaugurada sem atrasos, disse Tolmasquim (INFO)

Obras de Angra 3: usina será inaugurada sem atrasos, disse Tolmasquim (INFO)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2011 às 12h12.

Rio de Janeiro – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, disse hoje (29) que a Usina Nuclear Angra 3 será inaugurada sem atrasos e que as novas usinas previstas pelo governo dificilmente serão descartadas.

“Vão ser tomadas todas as medidas de segurança em relação a Angra 3, mas não há nada que ameace o cronograma dela que deve ser inaugurada em 2016”, disse o presidente da estatal que é ligada ao Ministério das Minas e Energia.

Tolmasquim defendeu que o Brasil tem a sexta reserva de urânio do mundo e é um dos poucos países que domina a técnica de enriquecimento. Ele destacou ainda que o país tem condições naturais bem diferentes das encontradas no Japão – onde um terremoto seguido de tsunami causaram um acidente nuclear em março.

“Nossos recursos hidrelétricos são finitos. Por isso, desde agora, temos que pensar no que vem adiante e o nuclear é uma boa possibilidade para esse adiante”, disse hoje (29), durante um debate sobre tecnologias energéticas, no Fórum Mundial Econômico para a América Latina.

Devido ao desastre em Fukushima, no Japão, Tolmasquim disse que não serão ignoradas as recentes discussões sobre esse tipo de fonte de energia, sobretudo, a respeito de questões de segurança e custos adicionais que possam surgir.

“Esta é uma decisão que deve ser tomada sem pressa e felizmente o Brasil tem recursos e podemos ver o que está sendo feito no mundo, para depois tomarmos as decisões necessárias”, informou o presidente da EPE.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia nuclearInfraestruturaUsinas nucleares

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma