Mundo

Uruguai dará residência para cidadãos de países do Mercosul

Segundo o Governo, iniciativa se inscreve na "vocação integracionista" do Uruguai e em desejo de "fortalecer e aprofundar" os laços entre os países da região


	Mercosul: projeto de lei pretende facilitar a residência permanente no país aos parentes dos uruguaios que se estabeleceram no exterior e que agora estão retornando (Marlos Bakker/Viagem e Turismo)

Mercosul: projeto de lei pretende facilitar a residência permanente no país aos parentes dos uruguaios que se estabeleceram no exterior e que agora estão retornando (Marlos Bakker/Viagem e Turismo)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 16h35.

Montevidéu - O Governo uruguaio apresentou nesta quarta-feira, perante o Parlamento, um projeto de lei que procura dar residência permanente no país de 3,3 milhões de habitantes a todas as pessoas naturais dos Estados Partes do Mercosul e dos Estados Associados.

Se o Parlamento, cujas duas câmaras são controladas pelo Governo, aprovar a lei, os cidadãos da Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru poderão receber residência permanente no país sem maiores trâmites e só credenciando sua nacionalidade de origem.

Segundo explicou o Governo, esta iniciativa se inscreve na "vocação integracionista" do Uruguai e em seu desejo de "fortalecer e aprofundar" os laços entre os países da região implementando "uma política de livre circulação".

O projeto de lei também pretende facilitar a residência permanente no país aos parentes dos uruguaios que se estabeleceram no exterior e que agora estão retornando.

"A lei procura atender à situação migratória dos parentes estrangeiros, a fim de fortalecer sua integração à sociedade uruguaia", indica o projeto.

Em 2013, o Estado uruguaio concedeu residência no país a 1.645 argentinos, número que é o triplo do concedido em 2012. Uma situação similar também ocorreu com cidadãos de vários países latino-americanos, segundo números oficiais.

No total, no ano passado o Uruguai outorgou residência a 5.885 estrangeiros frente aos 2.426 de 2012, de acordo dados da Dirección Nacional de Migración, 27% deles argentinos.

Por sua parte, os brasileiros passaram nesse período de 305 a 634. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaUruguaiMercosul

Mais de Mundo

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela

EUA: divergência sobre ICE provoca paralisação no DHS