Mundo

União com Kassab gera rebelião no PT

Petistas dizem não admitir acordo com Kassab e seu partido e ameaçam "rasgar carteirinha" de filiação ao partido

Partido de Kassab pode se aproximar do PT para eleições municipais disputadas no fim do ano (Prefeitura de SP/Divulgação)

Partido de Kassab pode se aproximar do PT para eleições municipais disputadas no fim do ano (Prefeitura de SP/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2012 às 08h06.

São Paulo - Preocupados com a aproximação do PSD atrás de uma possível composição nas eleições municipais, setores da base do PT-SP criticam a direção petista pela abertura das negociações e integrantes de tendências de esquerda até ameaçam deixar a legenda caso o acordo com a sigla dirigida pelo prefeito Gilberto Kassab prospere.

"Não admito acordo com esse prefeito e seu partido. Sou membro-fundador do PT e, caso isso ocorra, vou rasgar minha carteirinha e desfazer minha filiação", afirma Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, vice-presidente da Central dos Movimentos Populares. "Não posso aceitar acordos espúrios da direção do partido sem consultar a base."

Gegê afirma que vai defender o voto nulo se a aliança com o PSD se concretizar. "Vamos perder a eleição sem o apoio dele? Não importa. Prefiro perder conscientemente a ganhar e não governar. O PT já perdeu muito de seu projeto original por conta desse tipo de acordo."

As tensões na base petista têm origem na desgastada relação entre a atual administração e os movimentos populares de moradia e saúde. Em 16 de julho do ano passado, em reunião que contou com cerca de 450 filiados, o setorial de habitação do PT-SP decidiu declarar Kassab "inimigo número 1 dos movimentos de habitação e dos sem-teto em São Paulo" e "recomendar ao PT em todas as suas instâncias que não realize nenhum tipo de aliança com este prefeito". O documento elaborado falava ainda em "encaminhar uma agenda de lutas para tirar este prefeito nefasto e seus aliados da prefeitura". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPolíticaEleiçõesPrefeitosGilberto Kassab

Mais de Mundo

Economia da Rússia crescerá apenas 1% em 2025, diz Putin

Trump suspende programa de vistos após tiroteio na Universidade Brown

Líderes do Mercosul se reúnem em Foz do Iguaçu após adiamento de acordo

Putin nega ter rejeitado plano de paz de Trump