Mundo

Último primeiro-ministro de Mubarak tem prisão preventiva

O juiz de instrução, delegado pelo Ministério da Justiça, adotou esta medida devido a um suposto caso de corrupção


	Shafiq, que viajou em junho passado aos EAU, disputou com o atual presidente egípcio, o islamita Mohammed Morsi (foto)
 (©AFP/arquivo / Str)

Shafiq, que viajou em junho passado aos EAU, disputou com o atual presidente egípcio, o islamita Mohammed Morsi (foto) (©AFP/arquivo / Str)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 21h22.

Cairo - A Justiça do Egito ordenou nesta terça-feira a detenção preventiva do ex-candidato à Presidência Ahmed Shafiq, último primeiro-ministro do regime do deposto Hosni Mubarak e que se encontra atualmente nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Uma fonte da justiça disse à Agência Efe que o juiz de instrução, delegado pelo Ministério da Justiça, adotou esta medida devido a um suposto caso de corrupção, no qual também estariam envolvidos os filhos de Mubarak, Gamal e Alaa, e quatro generais do Exército.

A agência de notícias estatal egípcia, ''Mena'', informa que eles são suspeitos de enriquecimento ilícito, falsificação de documentos oficiais e de prejudicar os fundos públicos.

A fonte explicou à Efe que Shafiq não pode ser extraditado dos EAU, porque não existe um acordo nesta matéria entre ambos os países.

Shafiq foi denunciado pelo ex-deputado Esam Sultan, que o acusa de ter vendido em 1993 um terreno de mais de 40.000 metros quadrados na província de Ismailiya (nordeste) a Alaa e Gamal Mubarak por um preço inferior ao do mercado.

Esta venda aconteceu quando Shafiq era chefe da Assembleia de Pilotos, durante o mandato de Mubarak, e membro da Comissão de Terra dos Pilotos, a encarregada de distribuir superfícies de terra e fixar seus preços.

No dia 29 de agosto, as autoridades egípcias ordenaram a inclusão do nome de Shafiq na lista de pessoas procuradas pela justiça, o que representa que ele pode ser interrogado, detido ou proibir-se sua saída do país se em algum momento retornar ao Egito.

Shafiq, que viajou em junho passado aos EAU, disputou com o atual presidente egípcio, o islamita Mohammed Morsi, o segundo turno das eleições presidenciais em junho passado.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoHosni MubarakPolíticosPrisões

Mais de Mundo

Com Itália envelhecida, projeto quer facilitar ida de imigrantes para trabalhar no país; entenda

Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil após protestos em massa

Supremo de Bangladesh anula cotas de emprego que geraram protestos com mais de 100 mortos

Coreia do Norte lança mais balões de lixo e Seul diz que tocará k-pop na fronteira como resposta

Mais na Exame