Mundo

UE prorroga controle fronteiriço no Espaço Schengen

Apenas 22 dos 28 países fazem parte do espaço de livre-circulação Schengen, que também inclui Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein

UE: a decisão chega um dia antes da data-limite do fim desses controles, os quais os europeus queriam suspender inicialmente antes do final de 2016 (Neil Hall/Reuters)

UE: a decisão chega um dia antes da data-limite do fim desses controles, os quais os europeus queriam suspender inicialmente antes do final de 2016 (Neil Hall/Reuters)

A

AFP

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 18h50.

A União Europeia prorrogou por três meses, nesta sexta-feira (11), o controle fronteiriço no espaço de livre circulação europeu Schengen.

"Nosso objetivo é restabelecer Schengen o quanto antes. Mesmo que ainda não estejamos nesse momento, a situação é melhor. A prolongação será apenas de três meses", comentou o ministro eslovaco do Interior, Robert Kalinak, cujo país exerce a presidência pró-tempore da UE.

Apenas 22 dos 28 países fazem parte do espaço de livre-circulação Schengen, que também inclui Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein. Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Noruega ainda mantêm esses controles fronteiriços.

A decisão da UE chega um dia antes da data-limite do fim desses controles, os quais os europeus queriam suspender inicialmente antes do final de 2016.

Acompanhe tudo sobre:União Europeia

Mais de Mundo

Ataque russo à rede elétrica deixa centenas de milhares de ucranianos sem aquecimento

Presidente da Alemanha dissolve o Parlamento e antecipa eleições para fevereiro

Parlamentares da Coreia do Sul aprovam impeachment do presidente interino Han Duck-soo

Pelo menos seis mortos e 40 feridos em ataques israelenses contra o Iêmen