Mundo

UE pede esclarecimentos a Israel após anúncio de colônias

Colonização judaica nos territórios palestinos é um dos maiores obstáculos nas negociações de paz entre palestinos e israelenses

O presidente palestino Mahmoud Abbas durante discurso em conferência na cidade de Ramallah  (Abbas Momani/AFP)

O presidente palestino Mahmoud Abbas durante discurso em conferência na cidade de Ramallah (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2014 às 16h39.

Bruxelas - A União Europeia (UE) pediu "esclarecimentos" a Israel após o anúncio da construção de mil casas em Jerusalém Oriental, informou uma porta-voz do serviço diplomático do bloco.

"Soubemos da decisão do governo de Israel, tornada pública, de avançar com a expansão das colônias em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia. Pedimos esclarecimentos", afirmou a porta-voz Maja Kocijancic

A porta-voz acrescentou que, "se isso se confirmar, essa decisão lançará, mais uma vez, sérias dúvidas sobre o compromisso de Israel de alcançar uma solução negociada com os palestinos".

"Se isso se confirmar, poderemos apenas condenar essa imprudente e inoportuna decisão, assim como condenamos recentemente as (decisões) relativas a Givat-Hamatos, quando pedimos que a decisão seja revertida de maneira urgente", completou a assessora, referindo-se ao anúncio feito por Israel, no início de outubro, sobre a construção de novas casas em um bairro de Jerusalém Oriental.

A UE "insiste" que o futuro desenvolvimento das relações com Israel dependerá dos compromissos de Tel Aviv com "uma paz duradoura com base em uma solução com dois Estados".

A colonização judaica nos territórios palestinos é um dos maiores obstáculos nas negociações de paz entre palestinos e israelenses.

Para a comunidade internacional, as colônias de Israel na Cisjordânia e na anexada Jerusalém Oriental são ilegais. Já Israel considera Jerusalém sua capital "unificada e indivisível".

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaPalestinaIsraelConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump