Mundo

UE libera ajuda de € 10 milhões para Coreia do Norte

O objetivo é socorrer 650 mil pessoas que sofrem de desnutrição aguda

Bebês se alimentam em um orfanato em na cidade de Chongjin: as crianças de menos de cinco anos são os principais alvos do programa da UE (Gerald Bourke/AFP)

Bebês se alimentam em um orfanato em na cidade de Chongjin: as crianças de menos de cinco anos são os principais alvos do programa da UE (Gerald Bourke/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2011 às 09h38.

Bruxelas - A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira a liberação de 10 milhões de euros de ajuda humanitária de emergência para a Coreia do Norte, com o objetivo de socorrer 650 mil pessoas que sofrem de desnutrição aguda.

A ajuda alimentar acontecerá com estrita supervisão nas províncias do norte e leste do país. As crianças de menos de cinco anos são os principais alvos, assim como as grávidas, pessoas hospitalizadas e idosos.

"O problema crônico de desnutrição na Coreia do Norte se transforma em uma crise aguda em algumas regiões do país", afirmou a comissária europeia de Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva.

No mês passado, um grupo de especialistas da Comissão visitou hospitais, clínicas, creches, mercados, granjas cooperativas e centros estatais de distribuição de alimentos para avaliar a situação.

A missão da UE constatou que os alimentos distribuídos pelo Estado registraram queda considerável nos últimos meses, passando de 400 g de cereais por pessoa ao dia em abril a 150 g em junho.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCriançasEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Corrida nuclear: EUA concentram 80% dos gastos, e China tem arsenal 'pronto para uso' pela 1ª vez

'Milionários geriátricos': os EUA têm ricos cada vez mais velhos

Casa Branca rebate oposição e diz que imagens de Biden 'desorientado' são manipuladas

Brasil piora em ranking de competitividade e se aproxima de Venezuela e Argentina

Mais na Exame