Mundo

UE libera ajuda de € 10 milhões para Coreia do Norte

O objetivo é socorrer 650 mil pessoas que sofrem de desnutrição aguda

Bebês se alimentam em um orfanato em na cidade de Chongjin: as crianças de menos de cinco anos são os principais alvos do programa da UE (Gerald Bourke/AFP)

Bebês se alimentam em um orfanato em na cidade de Chongjin: as crianças de menos de cinco anos são os principais alvos do programa da UE (Gerald Bourke/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2011 às 09h38.

Bruxelas - A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira a liberação de 10 milhões de euros de ajuda humanitária de emergência para a Coreia do Norte, com o objetivo de socorrer 650 mil pessoas que sofrem de desnutrição aguda.

A ajuda alimentar acontecerá com estrita supervisão nas províncias do norte e leste do país. As crianças de menos de cinco anos são os principais alvos, assim como as grávidas, pessoas hospitalizadas e idosos.

"O problema crônico de desnutrição na Coreia do Norte se transforma em uma crise aguda em algumas regiões do país", afirmou a comissária europeia de Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva.

No mês passado, um grupo de especialistas da Comissão visitou hospitais, clínicas, creches, mercados, granjas cooperativas e centros estatais de distribuição de alimentos para avaliar a situação.

A missão da UE constatou que os alimentos distribuídos pelo Estado registraram queda considerável nos últimos meses, passando de 400 g de cereais por pessoa ao dia em abril a 150 g em junho.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCriançasEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Após ser atingido por ciclones e terremotos em um mês, Cuba recebe ajuda internacional

Bruxelas diz que negociação com Mercosul está progredindo, mas não dá prazo para conclusão

EUA criticam mandados de prisão da Corte de Haia contra Netanyahu e ex-ministro

Em autobiografia, Angela Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas