Mundo

UE investigará acusações de dumping de aço da China e Taiwan

China e Taiwan teriam feito dumping de bilhões de dólares de aço inoxidável para a Europa, uma decisão que pode reacender tensões comerciais com Pequim


	Produção de aço: investigação antidumping da Comissão vai durar até 15 meses
 (Rich Press/Bloomberg)

Produção de aço: investigação antidumping da Comissão vai durar até 15 meses (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 15h30.

Bruxelas - A Comissão Europeia abriu uma investigação sobre acusações que a China e Taiwan fizeram o dumping de bilhões de dólares de aço inoxidável para a Europa, uma decisão que pode reacender tensões comerciais com Pequim.

A Comissão disse nesta quinta-feira que uma petição recebida em meados de maio da associação de aço da UE, a Eurofer, forneceu evidências de que aço inoxidável era exportado de fabricantes taiuaneses e chineses a preços injustamente baixos à Europa.

"Eles estão inundando os mercados que ainda estão desprotegidos como a UE", disse o secretário-geral da Eurofer, Gordon Moffat. A missão chinesa em Bruxelas não foi encontrada de imediato para comentar.

A investigação antidumping vem três meses após um abrandamento das relações entre Pequim e Bruxelas. As importações da UE de chapas de aço inoxidável laminado a frio da China e Taiwan totalizaram 758 milhões de euros (1,03 bilhão de dólares) no ano passado, segundo a agência de estatísticas da UE, a Eurostat, um aumento de dez vezes ante o valor de 2002.

A investigação antidumping da Comissão vai durar até 15 meses, com a possibilidade de que medidas provisórias sejam impostas dentro de nove meses. Taxas punitivas de importação, quando impostas, tipicamente duram cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:acoÁsiaChinaEuropaTaiwanUnião Europeia

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump