Mundo

UE deverá fazer gasodutos para a Turquia se quiser gás russo

O gigante russo Gazprom advertiu que o fornecimento de gás para a UE através da Ucrânia poderá se ver perturbado neste inverno


	Gazprom: empresa decidiu construir gasoduto pela Turquia após abandonar projeto South Stream na Europa
 (Alexander Demianchuk/Reuters)

Gazprom: empresa decidiu construir gasoduto pela Turquia após abandonar projeto South Stream na Europa (Alexander Demianchuk/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2015 às 14h07.

O gigante russo Gazprom, que decidiu construir um gasoduto pela Turquia depois de abandonar o projeto South Stream para a Europa, alertou nesta quarta-feira à União Europeia que terá de se abastecer por conta própria quando concluir a construção.

"O gasoduto Turkish Stream constitui o único itinerário pelo qual serão fornecidos os 63 bilhões de m³ de gás russo que transitam atualmente pela Ucrânia. Não há outra alternativa", afirmou o presidente do grupo, Alexei Miller, citado em comunicado ao término de uma reunião com o novo vice-presidente da Comissão Europeia encarregado da energia, Maros Sefcovic.

A Gazprom também advertiu que o fornecimento de gás para a UE através da Ucrânia poderá se ver perturbado neste inverno, apesar do acordo provisório alcançado entre Moscou e Kiev para resolver o diferendo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresasEuropaGásGazpromIndústria do petróleoTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD