UE: Brexit pode ser estendido, se Theresa May conseguir aprová-lo

Saída do Reino Unido da UE pode ser prorrogada até 22 de maio; caso Parlamento britânico não aprove proposta, prazo será antecipado para 12 de abril

São Paulo – A União Europeia aceitou estender o prazo para o Brexit, que deixará de ser na semana que vem, 29 de março, e passará para o dia 22 de maio, pouco antes das eleições do Parlamento Europeu. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 21 de março, em Bruxelas, onde acontece a cúpula do bloco.

Apesar da concessão de um período maior para a saída do Reino Unido, os países-membros não foram lenientes com o governo britânico e estabeleceram condições para ativar a extensão e garantir que o Brexit conte com um período de transição.

Portanto, o Conselho Europeu informou que a prorrogação será por um período menor do que o que foi solicitado pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que tentava levar o prazo de saída da UE para o dia 30 de junho.

Além disso, tal prorrogação só será concedida se o Parlamento britânico aprovar o acordo de May na semana que vem, quando é esperada uma nova votação, a terceira tentativa de aprovação do documento. Caso o Parlamento britânico não aprove proposta, prazo para Brexit será antecipado para 12 de abril.

 

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.