Mundo

UE assina com a Coreia do Sul maior tratado de comércio

Bloco europeu fechou o maior Tratado de Livre Comércio com um país da sua história

Lee Myung Bak (centro), presidente da Coreia do Sul: tratado deve entrar em vigor em julho de 2011, representando 1,6 bilhão de euros anuais em exportações da UE para os asiáticos (Georges Gobet/AFP)

Lee Myung Bak (centro), presidente da Coreia do Sul: tratado deve entrar em vigor em julho de 2011, representando 1,6 bilhão de euros anuais em exportações da UE para os asiáticos (Georges Gobet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2010 às 09h56.

Bruxelas - A União Europeia (UE) assinou nesta quarta-feira com a Coreia do Sul seu maior Tratado de Livre Comércio (TLC) com um país, que espera que ser o primeiro de uma série de acordos com a Ásia, durante uma reunião bilateral em Bruxelas.

O acordo, que entrará em vigor em julho de 2011, permitirá o fim das taxas de importação e representará 1,6 bilhão de euros anuais para as exportações da UE à Coreia do Sul.

Também prevê a eliminação de barreiras não alfandegárias, como determinadas normas para automóveis, medicamentos e produtos eletrônicos.

O ministro sul-coreano do Comércio, Kim Jong-hoon, o comissário europeu do Comércio, Karel de Gucht, e o ministro belga das Relações Exteriores, Steven Vanackere, cujo país preside a UE no semestre, participaram na cerimônia de assinatura.

O TLC ainda deve ser ratificado pelo Parlamento Europeu durante uma votação programada para a semana de 18 de outubro. Ante, os 27 governos do bloco e os eurodeputados terão que definir uma "cláusula de salvaguarda" prevista no texto para o setor automobilístico.

A exceção pretende acalmar os temores das montadoras europeias que temem uma concorrência desleal dos pequenos carros sul-coreanos.

A Coreia do Sul é o quarto parceiro comercial da UE fora da Europa.

A UE mantém atualmente negociações de TLC com vários países como Índia e Canadá, assim como com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai).

Leia mais notícias sobre comércio exterior

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércioComércio exteriorCoreia do SulEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"