Mundo

Ucrânia dispara pela primeira vez mísseis de longo alcance dos EUA contra a Rússia, afirma Kremlin

De acordo com Moscou, cinco mísseis foram abatidos e um foi danificado

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 10h28.

Última atualização em 19 de novembro de 2024 às 10h29.

A Rússia afirmou nesta terça-feira que a Ucrânia disparou pela primeira vez os mísseis de longo alcance, os ATACMS, fornecidos pelos EUA. O disparo ocorreu contra uma instalação militar na região fronteiriça russa de Bryanskm, segundo a imprensa estatal. O Ministério da Defesa russo, citado pela BBC, afirma que cinco mísseis foram abatidos e um foi danificado. Seus fragmentos causaram um incêndio na instalação militar, acrescentou. As chamas foram rapidamente extintas e não há vítimas.

"Às 3h25 (21h15 de Brasília, segunda-feira), o inimigo atacou uma área na região de Bryansk com seis mísseis balísticos. Segundo dados confirmados, foram utilizados mísseis táticos ATACMS de fabricados americana", informaram as agências de notícias estatais, que citaram um comunicado militar.

A imprensa ucraniana, citando uma fonte militar, confirmou o uso dos mísseis fornecidos por Washington. Ainda assim, os relatórios oficiais não deixam claro o uso de ATACMS, limitando-se a comunicar um ataque contra um deposito de munição em Bryansk. O ataque, segundo relatório, teria causado 12 explosões secundárias.

* Em atualização

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaMísseis

Mais de Mundo

Procuradora da Geórgia é afastada de caso de interferência eleitoral contra Trump

Argentina toma medidas para acelerar dolarização da economia

Luigi Mangione aceita ser transferido a Nova York para enfrentar acusações de homicídio

FMI começa a negociar novo programa de crédito com a Argentina