Mundo

Ucrânia desiste de sediar campeonato de basquete em 2015

Diretor do Eurobasket disse que país gostaria de receber o torneio em 2017


	Basquete: "A primeira e principal condição desfavorável é a agressão da Rússia contra a Ucrânia, que tem causado instabilidade e que ameaça a segurança das regiões do sudeste da Ucrânia", disse diretor
 (Ronald Martinez/Getty Images)

Basquete: "A primeira e principal condição desfavorável é a agressão da Rússia contra a Ucrânia, que tem causado instabilidade e que ameaça a segurança das regiões do sudeste da Ucrânia", disse diretor (Ronald Martinez/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 11h47.

Kiev - A Ucrânia abriu mão do direito de sediar o campeonato europeu de basquete do próximo ano devido à situação político-financeira no país, mas gostaria de receber o Eurobasket em 2017, informou o diretor do torneio nesta quarta-feira.

"Eu não posso imaginar os preparativos nas graves condições econômicas e políticas atuais", disse Markiyan Lubkivsky em comunicado.

"A primeira e principal condição desfavorável é a agressão da Rússia contra a Ucrânia, que tem causado instabilidade e que ameaça a segurança das regiões do sudeste da Ucrânia", acrescentou Lubkivsky no comunicado.

"Esta situação exige da Ucrânia rever suas prioridades e concentrar recursos financeiros e políticos para salvar a integridade territorial e até mesmo a independência." O presidente russo, Vladimir Putin, desafiando protestos ucranianos e sanções ocidentais, assinou um tratado em Moscou na terça-feira anexando a Crimeia à Rússia novamente, mas disse não ter planos de controlar qualquer outra região da Ucrânia.

"O outro fator é uma situação financeira complicada. Há uma necessidade de resolver questões sociais difíceis de maior prioridade", informou o comunicado.

"É óbvio que nosso país não pode arcar com os custos de apoiar os investidores privados construindo arenas ou financiar as preparações pelas quais somos responsáveis. Além disso, o Comitê Organizador Local sente (que existe) uma falta de tempo." A Ucrânia está pronta, porém, para pedir à Federação Internacional de Basquete (Fiba) para sediar o Eurobasket em 2017, o que estaria em sintonia com a estratégia ucraniana de estreitar laços com a Europa.

"Com atenção aos acontecimentos em curso, eu acho que temos o direito de pedir à Fiba para dar à Ucrânia a oportunidade de sediar o torneio em 2017, confiando o campeonato de 2015 a algum outro país europeu."

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBasqueteEsportesEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia