Mundo

Ucrânia denuncia violação à trégua pelos rebeldes pró-Rússia

As milícias separatistas pró-Rússia violaram em 17 ocasiões a trégua declarada ontem nas regiões do leste do país, segundo comando militar


	Destruição na Ucrânia após ataques de milícias pró-Rússias sete civis ficaram feridos nos ataques dos rebeldes
 (REUTERS/Maxim Shemetov)

Destruição na Ucrânia após ataques de milícias pró-Rússias sete civis ficaram feridos nos ataques dos rebeldes (REUTERS/Maxim Shemetov)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 05h46.

Kiev - O comando militar ucraniano denunciou nesta quarta-feira que as milícias separatistas pró-Rússia violaram em 17 ocasiões a trégua declarada ontem nas regiões do leste do país, cenário de um conflito que nos últimos oito meses já deixou mais de 4,3 mil mortos, entre combatentes e civis.

"O Estado-Maior da Operação Antiterrorista registrou 17 casos de violações ao regime de "silêncio das armas" por parte das formações armadas ilegais", afirmou o comando ucraniano através de um comunicado divulgado no Facebook.

Segundo a nota, a situação no local da Operação Antiterrorista, como o governo de Kiev denomina a campanha militar contra os separatistas pró-Rússia, "não experimentou mudanças" durante o dia de ontem.

O comando ucraniano relatou que as forças governamentais, em cumprimento da trégua, não utilizaram artilharia em resposta às ações das milícias separatistas.

De acordo com o boletim, que não informa sobre baixas nas fileiras ucranianas, sete civis ficaram feridos nos ataques dos rebeldes.

A trégua declarada ontem é a segunda no leste do país desde a explosão do conflito separatista em abril, depois da estipulada em 5 de setembro em Minsk, a capital de Belarus, mas que não levou ao fim das hostilidades.

Espera-se que no decorrer do dia de hoje as autoridades de Kiev e os líderes dos separatistas pró-Rússia estipulem a próxima data da reunião do Grupo de Contato (Ucrânia, separatistas, Rússia e OSCE) para solucionar o conflito, que poderia acontecer em Minsk ainda nesta semana. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaDiplomaciaUcrânia

Mais de Mundo

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump

Irã alerta para 'consequências destrutivas' se UE classificar Guarda Revolucionária como terrorista

Portugal apreende submarino com quase nove toneladas de cocaína vindo da América Latina