Mundo

Turquia quer recuperar relações com Rússia após incidente

Davutoglu reiterou que a Força Aérea do país não sabia qual era a nacionalidade do avião derrubado no dia 24 de novembro


	Embaixada da Turquia na Rússia: "Esperamos que entre Turquia e Rússia seja recuperada a cooperação tradicional"
 (Sergei Karpukhin / Reuters)

Embaixada da Turquia na Rússia: "Esperamos que entre Turquia e Rússia seja recuperada a cooperação tradicional" (Sergei Karpukhin / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 13h53.

Sófia - O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou nesta terça-feira em Sófia o desejo de recuperar as relações com a Rússia, deterioradas desde o abate de um avião militar russo por um caça turco na fronteira com a Síria, supostamente devido a uma violação do espaço aéreo do país.

"Estamos dispostos a manter discussões e a compartilhar informação. Esperamos que entre Turquia e Rússia seja recuperada a cooperação tradicional", disse Davutoglu em entrevista coletiva depois de se reunir com o primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borisov.

Davutoglu reiterou que a Força Aérea do país não sabia qual era a nacionalidade do avião derrubado no dia 24 de novembro. E também admitiu que a tensão entre Turquia e Rússia afeta a região.

"Bulgária e Turquia são vizinhos e aliados. Por isso, as relações com a Rússia têm impacto nos países próximos. Mas quero dizer às claras: as tensões entre Turquia e Rússia na fronteira com a Síria surgiram por nosso desejo de defender nosso espaço aéreo", ressaltou o primeiro-ministro.

A Turquia alega que derrubou o caça-bombardeiro russo SU-24 após reiteradas advertências que o avião estaria violando seu espaço aéreo, o que a Rússia nega categoricamente.

Diante da negativa de Ancara de se desculpar formalmente pelo incidente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a adoção de sanções econômicas contra a Turquia, como a suspensão de voos fretados, a imposição de vistos, o congelamento de acordos comerciais e o embargo a alguns produtos agrícolas.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoÁsiaEuropaRússiaTurquia

Mais de Mundo

Eleição na Venezuela: Urnas fecham com atraso e oposição pede que eleitores acompanhem contagem

Eleições na Venezuela: compare os planos de governo de Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Mais na Exame