Mundo

Turquia prende; o “adeus” de Obama…

Suspeitos presos A polícia da Turquia prendeu nesta segunda-feira oito suspeitos de ligação ao ataque terrorista em uma casa noturna de Istambul durante a virada do ano. O atirador continua foragido. Segundo as autoridades, o autor do atentado — que deixou 39 mortos e 65 feridos — seria um homem de “uma nação centro-asiática”. O […]

Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (Ronen Zvulun/Reuters)

Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (Ronen Zvulun/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2017 às 17h51.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h38.

Suspeitos presos

A polícia da Turquia prendeu nesta segunda-feira oito suspeitos de ligação ao ataque terrorista em uma casa noturna de Istambul durante a virada do ano. O atirador continua foragido. Segundo as autoridades, o autor do atentado — que deixou 39 mortos e 65 feridos — seria um homem de “uma nação centro-asiática”. O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou, em comunicado pelo aplicativo de mensagens Telegram, a autoria do atentado. O tiroteio na boate Reina — uma das mais conhecidas da cidade — aconteceu menos de 10 dias depois do assassinato do embaixador russo na Turquia.

_

Despedida de Obama

Após passar um período de férias no Havaí, Barack Obama retornou para Washington para os últimos 18 dias de seu mandato. O presidente dos Estados Unidos também anunciou nesta segunda-feira um discurso de despedida no próximo dia 10 em Chicago, cidade em que fez sua carreira política. “Estou pensando sobre (o que dizer) como uma chance de agradecer por esta incrível jornada, para celebrar as maneiras como vocês mudaram esse país para melhor nestes últimos oito anos, e para oferecer algumas considerações sobre onde vamos daqui para frente”, disse Obama em post na rede social Facebook.

_

“Presentes ilegais”

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi interrogado pela polícia nesta segunda-feira sobre ter recebido “presentes ilegais” de empresários. Os tais presentes somariam dezenas de milhares de dólares, segundo a imprensa local, e seriam uma prova de “abuso de confiança” de Netanyahu. Se confirmado, o caso pode abrir investigações sobre corrupção e troca de favores. Segundo a lei israelense, membros do governo suspeitos de corrupção devem renunciar ao cargo. O primeiro-ministro nega qualquer irregularidade e disse que irá colaborar com a polícia “quantas vezes for necessário”.

_

Coreana na cadeia

A filha de Choi Soon-il — chamada pela imprensa sul-coreana de “a versão feminina de Rasputin” — foi presa na manhã desta segunda-feira na Dinamarca. Chung Yoo-ra, uma ex-atleta de hipismo, é acusada pelas autoridades de Seul de tirar vantagens da relação de sua mãe com a presidente afastada da Coreia do Sul Park Geun-hye. Chung teria sido aprovada em uma concorrida universidade apenas por conta de suas relações familiares, deixando para trás candidatos com melhores qualificações. A mãe de Chung é acusada de influenciar a presidente Park em assuntos confidenciais do governo e extorquir empresas sul-coreanas, como a Samsung.

_

Festa em Cuba

A celebração do 58º aniversário da Revolução Cubana aconteceu nesta segunda-feira em Havana. A parada militar foi realizada pela primeira vez sem Fidel Castro — o líder cubano morreu em 25 de novembro aos 90 anos. O único discurso do dia foi da líder estudantil Jennifer Bello, que defendeu os princípios comunistas da ilha e afirmou que “a aproximação com os Estados Unidos” será longa.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Lula e Biden dizem que situação na Venezuela é momento crítico para o hemisfério

Peru reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, diz chanceler

Casa Branca afirma que repressão a protestos na Venezuela é 'inaceitável'

Senado dos EUA aprova projeto de lei para proteger crianças na internet

Mais na Exame