Mundo

Turquia mira jornal opositor por ligação com tentativa de golpe

Ação faz parte de uma repressão contínua à mídia na Turquia que tem alarmado grupos de direitos e aliados turcos no Ocidente

Tayyip Erdogan: polícia turca realizou buscas na casa do dono e dos três funcionários do jornal Sozcu (Umit Bektas/Reuters)

Tayyip Erdogan: polícia turca realizou buscas na casa do dono e dos três funcionários do jornal Sozcu (Umit Bektas/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de maio de 2017 às 09h37.

Istambul - Autoridades turcas emitiram mandados de prisão para o dono e três funcionários de um jornal de oposição, informaram uma fonte da polícia e o jornal nesta sexta-feira, em uma ação que faz parte de uma repressão contínua à mídia na Turquia que tem alarmado grupos de direitos e aliados turcos no Ocidente.

Os quatro são acusados de cometerem crimes em nome da rede do clérigo radicado nos Estados Unidos Fethullah Gulen, disseram. Gulen é responsabilizado por Ancara de planejar a tentativa de golpe do último mês de julho contra o presidente Tayyip Erdogan, acusação que ele nega.

A polícia turca realizou buscas na casa do dono e dos três funcionários do jornal Sozcu, que é ferozmente crítico do governo de Erdogan e de seu partido AK, e também deteve o editor de internet do jornal, disse a fonte da polícia.

O dono do jornal está atualmente fora do país, acrescentou.

A agência de notícias estatal Anadolu disse que as acusações contra os quatro suspeitos incluem planejar "o assassinato do presidente e agressão física" e "rebelião armada contra o governo da República Turca".

Metin Yilmaz, editor-chefe do Sozcu, um jornal nacionalista e secularista, confirmou as operações policiais, mas negou as acusações, dizendo que seu jornal critica há muito tempo Gulen e seus seguidores.

Acompanhe tudo sobre:TurquiaJornaisGoverno

Mais de Mundo

Groenlândia pede reunião com EUA após Trump citar anexação da ilha

Petro diz que Trump tem 'cérebro senil' após ser acusado de narcotráfico

Venezuela deve fornecer até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump

Presidente interina da Venezuela diz que 'não há agente externo' governando o país