Mundo

Turquia avisa Rússia de que sua paciência "não é ilimitada"

"Reagimos como um país moderno e maduro. Mas nossa paciência não é ilimitada", disse o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavusoglu


	Chanceler turco, Mevlut Çavusoglu: "Se até hoje não respondemos a suas medidas, não é por medo nem por sentimento de culpabilidade"
 (Maja Hitij/AFP)

Chanceler turco, Mevlut Çavusoglu: "Se até hoje não respondemos a suas medidas, não é por medo nem por sentimento de culpabilidade" (Maja Hitij/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2015 às 09h19.

Istambul - O governo da Turquia advertiu nesta sexta-feira a Rússia de que sua paciência "não é ilimitada", afirmando que não é o medo que o fez não responder às medidas de Moscou em represália à derrubada de um caça russo pela Força Aérea turca no mês passado.

"Desde que seu avião foi derrubado, a Rússia quer aproveitar todas as oportunidades. Há um problema concreto e nós não aproveitamos todas as plataformas contra a Rússia. Reagimos como um país moderno e maduro. Mas nossa paciência não é ilimitada", disse o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavusoglu.

"Se até hoje não respondemos a suas medidas, não é por medo nem por sentimento de culpabilidade. Não queríamos que tivesse acontecido (a derrubada do avião), mas a Rússia vulnerou nosso espaço aéreo de forma ilegal", insistiu Çavusoglu em entrevista divulgada pela emissora "NTV".

O ministro assegurou que Ancara reage "com paciência para devolver as relações ao nível dos velhos tempos", embora a "Rússia tente aproveitar tudo contra a Turquia neste período".

"Neste momento continua nosso diálogo", disse Çavusoglu, que se reuniu com seu colega russo, Sergei Lavrov, na semana passada em Belgrado, em uma conversa que o ministro turco qualificou de "madura", e que ajudou a diminuir a tensão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaTurquiaRússiaacidentes-de-aviao

Mais de Mundo

Vice de Milei chama ingleses de 'piratas' antes de duelo entre Argentina e Inglaterra

Austrália cria regras para IA com limites a energia, água e direitos autorais

Ebola na África: surto no Congo chega a 2 mil casos e 754 mortes

França x Espanha: 160 são presos após tumultos por derrota francesa