Mundo

Tufão Rumbia deixa pelo menos 20 mortos na China

Na província de Henan, no centro de país, cerca de 5 milhões de pessoas foram afetadas pelo 18º tufão desta temporada

Em Henan, os prejuízos chegam a 796 milhões (Stringer/Reuters)

Em Henan, os prejuízos chegam a 796 milhões (Stringer/Reuters)

E

EFE

Publicado em 20 de agosto de 2018 às 13h15.

Pequim - Pelo menos 20 pessoas morreram e milhões foram afetadas pela passagem do tufão Rumbia por várias províncias do centro e do leste da China, informou nesta segunda-feira a agência oficial "Xinhua".

As províncias orientais de Anhui e Jiangsu, onde foram registradas 12 e sete mortes, respectivamente, foram duas das que mais sofreram com as fortes chuvas provocadas o tufão, embora em Henan, no centro de país, o número de afetados passe dos cinco milhões, segundo as agências responsáveis por assuntos civis.

Em Anhui, onde dois milhões foram afetadas e há pelo menos um desaparecido, cerca de 30 mil pessoas tiveram que ser evacuadas e os prejuízos econômicos na região foram calculados em cerca de 1,8 bilhão de iuanes (R$ 1 bilhão), de acordo com as autoridades locais.

Em Henan, vários dias de tempestades danificaram 862 mil hectares de campos de cultivo, 550 casas e causaram prejuízos no valor de 1,4 bilhão de iuanes (R$ 796 milhões).

Informações parecidas chegam de outras províncias, sobretudo no litoral, como Shandong, onde mais de 140 mil pessoas foram evacuadas e também se fala de prejuízos milionários pelos danos a cultivos e casas.

Espera-se que o Rumbia, que chegou à costa chinesa pela cidade de Xangai, provoque chuvas em boa parte do leste do país até esta terça-feira.

Este é o 18º tufão que chegou à China nesta temporada estival, e um dos mais catastróficos.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDesastres naturaisMortes

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal