Tudo que se sabe sobre os drones misteriosos vistos na Costa Leste dos EUA
Governo busca tranquilizar população; aeronave não tripulada foi vista até em campo de golfe de Trump
Repórter colaborador
Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 06h37.
Um grande número dedrones misteriosos voando sobre partes de Nova Jersey e da Costa Leste dos EUA vem sendo relatado nas últimas semanas, gerando especulações e preocupações sobre quem os enviou e por quê.
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, escreveu ao presidente Joe Biden pedindo respostas. O novo senador de Nova Jersey, Andy Kim, passou a noite de quinta-feira em uma caçada de drones na zona rural ao norte de Nova Jersey e postou sobre isso no X.
Segundo a ABC News, Murphy e autoridades policiais enfatizaram que os drones não parecem ser uma ameaça à segurança pública, mas muitos parlamentares estaduais e municipais, no entanto, pediram regras mais rígidas sobre quem pode pilotar a aeronave não tripulada.
OFBI está entre várias agências investigando e pediu aos moradores que compartilhassem vídeos, fotos e outras informações que pudessem ter sobre os drones. Dezenas de testemunhas relataram tê-los visto no estado a partir de novembro.
Avistamentos até no campo de golfe de Trump
De acordo com a ABC, a princípio, os drones foram vistos voando ao longo do rio Raritan, que alimenta o reservatório Round Valley, o maior aquífero do estado, cerca de 80 quilômetros a oeste da cidade de Nova York.
Mas logo avistamentos foram relatados em todo o estado, incluindo perto do Picatinny Arsenal, uma instalação militar de pesquisa, e sobre o campo de golfe do presidente eleito Donald Trump em Bedminster.
O deputado republicano Chris Smith disse que um oficial comandante da Guarda Costeira lhe disse que uma dúzia de drones seguiram de perto um bote salva-vidas da Guarda perto do Barnegat Light e do Island Beach State Park, no Condado de Ocean, no fim de semana.
A crescente ansiedade entre alguns moradores não passou despercebida pelo governo Biden, que enfrentou críticas de Trump por não lidar com o assunto de forma mais agressiva.
Em uma coletiva organizada pela Casa Branca no sábado,FBI, Pentágono e outras agências buscaram garantir às pessoas que os drones não são uma ameaça à segurança nacional ou obra de outro país.
Na sexta-feira, as pistas do Aeroporto Internacional Stewart — cerca 100 quilômetros ao norte da cidade de Nova York— foram fechadas por cerca de uma hora por causa da atividade de drones no espaço aéreo.
A Casa Branca disse que uma revisão dos avistamentos relatados mostra que muitos deles são, na verdade, aeronaves tripuladas voando legalmente, ecoando a opinião de autoridades e especialistas em drones.