Mundo

Tsipras busca formar governo com líder de direita

A possibilidade de uma aliança com o partido ANEL foi sinalizada muito antes das eleições


	Apoiadores do Syriza comemoram vitória nas eleições da Grécia: o ANEL foi o único partido que apoiou todas as iniciativas da Syriza contra a política de austeridade
 (REUTERS/Marko Djurica)

Apoiadores do Syriza comemoram vitória nas eleições da Grécia: o ANEL foi o único partido que apoiou todas as iniciativas da Syriza contra a política de austeridade (REUTERS/Marko Djurica)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 06h57.

Atenas - A reunião para formar um novo governo entre o líder da Syriza e vencedor das eleições gerais realizadas ontem na Grécia, Alexis Tsipras, com o presidente do partido de direita nacionalista Gregos Independentes (ANEL), Panos Kamenos, começou nesta segunda-feira e se espera que termine com um acordo.

O próprio Kamenos afirmou pouco antes de entrar na reunião que esperava chegar a um acordo com Tsipras.

A possibilidade de uma aliança com o partido, uma cisão do Nova Democracia, foi sinalizada muito antes das eleições, pois o ANEL foi o único partido que apoiou todas as iniciativas da Syriza contra a política de austeridade do governo que está deixando o poder.

Segundo informou a Syriza, Tsipras se reunirá também ao longo do dia com o líder do partido centrista To Potami (O Rio), Stavros Theodorakis, e com o presidente do Partido Comunista KKE, Dimitris Kutsumbas.

Em um comunicado prévio à reunião, a Syriza disse que o encontro com Kamenos tem como objetivo confirmar o "apoio e a possível participação do ANEL no novo governo".

De acordo com a nota, a intenção é que Tsipras jure hoje mesmo o cargo e novo governo esteja definido amanhã à tarde ou no máximo até quarta-feira de manhã.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEleiçõesEleições 2014EuropaGréciaPartidos políticosPiigsPolítica no BrasilSyriza

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil