Trump sugere concessão de residência permanente a estrangeiros formados em universidades dos EUA
Declarações, contrárias à postura restritiva sobre migração, ocorrem poucos dias após Joe Biden anunciar uma medida similar
Agência de notícias
Publicado em 21 de junho de 2024 às 07h54.
Última atualização em 21 de junho de 2024 às 07h59.
O ex-presidente Donald Trump sugeriu que os Estados Unidos deveriam conceder "automaticamente" a residência permanente aos estrangeiros formados nas universidades do país, em um momento em que a migração é um tema-chavenas eleições presidenciais de novembro, nas quais ele busca recuperar a Casa Branca.
"Deveriam obter automaticamente - como parte da sua titulação - o 'green card' para poder permanecer neste país", afirmou Trump em uma entrevista ao podcast "All-In" publicada nesta quinta-feira, referindo-se ao visto de residência permanente americano.
O candidato republicano foi questionado sobre as restrições à imigração que, segundo o entrevistador, limitam a competitividade dos Estados Unidos e sua "capacidade de importar [...] os melhores e mais inteligentes". Trump disse que conhece histórias "de pessoas que se formaram em uma grande universidade" americana e querem "desesperadamente ficar" no país.
"Tinham um plano de negócio, um conceito, e não podem: voltam para a Índia, para a China, e fazem o mesmo negócio nesses países e se tornam multimilionários, empregando milhares e milhares de pessoas. E isso poderia ter sido feito aqui", afirmou.
As declarações do magnata, contrárias à sua habitual postura restritiva sobre a migração, ocorrem poucos dias depois de seu rival democrata, o presidenteJoe Biden, anunciar uma medida similar.
Biden afirmou na terça-feira que queria acelerar o procedimento de visto de trabalho para certos migrantes que tivessem obtido um diploma de ensino superior nos Estados Unidos e a quem tivesse sido oferecido um trabalho no país.
Também anunciou medidas de regularização que poderiam beneficiar centenas de milhares de pessoas.