Mundo

Trump pede socorro para setor petrolífero após queda de preços

o presidente americano disse que o secretário de Energia e o do Tesouro já estão trabalhando em um plano de estímulo

Campo de extração de petróleo: combustível teve quedas históricas com a pandemia da covid-19 (Christian Hartmann/Reuters)

Campo de extração de petróleo: combustível teve quedas históricas com a pandemia da covid-19 (Christian Hartmann/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de abril de 2020 às 15h52.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 21, que pediu ao seu gabinete a criação de um plano para injetar dinheiro na combalida indústria petrolífera do país e ajudá-la a sobreviver à queda histórica dos preços do combustível causada, em parte, pelo novo coronavírus.

"Jamais decepcionaremos a grande indústria de petróleo e gás dos EUA. Instruí o secretário de Energia e o secretário do Tesouro a formularem um plano que disponibilizará fundos para que estas empresas e empregos muito importantes fiquem protegidos", tuitou Trump.

Do estado do Texas ao Wyoming, companhias de petróleo e gás norte-americanas vêm lutando para evitar a falência em meio à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a população fique em casa para desacelerar o surto da covid-19.

Os contratos futuros do petróleo dos EUA, que é o tipo WTI, caíram a ponto de serem negociados por valores negativos na segunda-feira. Os especuladores que detinham esses contratos pagaram para quem quisesse ficar com eles.

Na semana passada, o secretário de Energia americano, Dan Brouillette, disse que está trabalhando com o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, para quase dobrar o limite de crédito disponível para empresas de energia de médio porte do país. A medida é parte do pacote de estímulo econômico recém-aprovado de cerca de 250 milhões de dólares conhecido como Lei Cares.

A Whiting Petroleum foi a primeira grande produtora a pedir uma renegociação de sua dívida em 1º de abril. Outras, como Chesapeake, Denbury Resources e Callon Petroleum contrataram especialistas em reestruturação de débitos.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) mais a Rússia anunciaram recentemente cortes de produção de quase 10% do suprimento global. A demanda caiu até 30% em meio à pandemia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os maiores produtores mundiais de petróleo podem voltar a conversar para rever novamente seu acordo de produção se for necessário.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoEstados Unidos (EUA)Donald TrumpCoronavírus

Mais de Mundo

Otan inicia planejamento militar para reforçar segurança no Ártico

Câmara dos EUA aprova projeto para encerrar paralisação do governo

Diplomata dos EUA aposta em progresso sustentável nas relações com a Venezuela

Filho de princesa da Noruega vai a julgamento por crimes sexuais