Mundo

Trump pede fim do politicamente correto após ataques em Londres

Presidente americano criticou anúncio do prefeito de Londres, que pediu calma aos moradores da cidade

O presidente americano Donald Trump ofereceu "apoio total" de Washington após ataque (Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente americano Donald Trump ofereceu "apoio total" de Washington após ataque (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de junho de 2017 às 12h02.

Última atualização em 4 de junho de 2017 às 12h03.

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao mundo para deixar de ser "politicamente correto" para garantir a segurança, depois que três atacantes em uma van atropelaram pedestres e esfaquearam transeuntes em Londres, matando sete pessoas.

Pelo menos 48 pessoas ficaram feridas no ataque, o terceiro na Grã-Bretanha em menos de três meses, antes das eleições parlamentares na quinta-feira.

"Nós devemos parar de ser politicamente corretos e nos concentrar no assunto da segurança para o nosso povo", escreveu Trump no domingo de manhã. "Se não formos inteligentes, só vai piorar."

Ele continuou: "Pelo menos 7 mortos e 48 feridos em ataque terrorista e o prefeito de Londres diz que não há 'motivos para se alarmar!'".

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, eleito no ano passado, o primeiro muçulmano a liderar uma importante capital ocidental, havia dito que os britânicos não deveriam ficar alarmados ao ver uma maior presença policial nas ruas de Londres após o incidente.

Anteriormente, Trump ofereceu ajuda dos EUA à Grã-Bretanha e promoveu sua controversa proibição de viagem como um nível extra de segurança para os norte-americanos.

"Tudo o que os Estados Unidos podem fazer para ajudar em Londres e no Reino Unido, estaremos lá --NÓS ESTAMOS COM VOCÊS. DEUS ABENÇOE!", Trump escreveu no sábado.

Trump também falou com a primeira-ministra britânica, Theresa May, para oferecer suas condolências e ofereceu o "apoio total" de Washington para investigar e levar os responsáveis pelo ataque à Justiça, afirmou a Casa Branca em um comunicado.

(Por David Morgan)

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasDonald TrumpEstados Unidos (EUA)LondresReino UnidoTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame