Mundo

Trump lança 1ª propaganda eleitoral de TV — e ela é polêmica

Vídeo traz três receitas '"trumpianas" para "tornar a América grande de novo", como barrar entrada de muçulmanos e construir um muro na fronteira com México


	Magnata: slogan da campanha de Donald é "Make America Great Again" ou "Faça a América grande de novo"
 (Getty Images)

Magnata: slogan da campanha de Donald é "Make America Great Again" ou "Faça a América grande de novo" (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 4 de janeiro de 2016 às 14h34.

São Paulo - O magnata americano Donald Trump, pré-canditado republicano à presidência dos Estados Unidos, divulgou nesta segunda-feira o seu primeiro vídeo oficial da corrida eleitoral de 2016 à Casa Branca.

O vídeo de 30 segundos é basicamente um resumo do posicionamento de Trump em três questões: imigração de muçulmanos, Estado Islâmico e entrada ilegal de mexicanos nos EUA.

A propaganda promete "barrar temporariamente a entrada de muçulmanos no país", acabar com o Estado Islâmico e "pegar o petróleo deles", e ainda construir um muro na fronteira com o México (pago pelo próprio país latino) para impedir imigração ilegal no país, proposta que foi alvo de amplas críticas em junho passado

O slogan da campanha de Donald é "Make America Great Again" ou "Faça a América grande de novo", em tradução livre, e a propaganda oficial é a receita para isto, segundo ele. 

O vídeo começará a ser exibido na TV, a partir desta terça-feira, nos estados de Iowa e New Hampshire, cruciais para escolha do candidatos do partido em julho. Em declaração, o magnata disse que planeja gastar cerca de US$ 2 milhões por semana em publicidade televisiva.

https://youtube.com/watch?v=AEAJrT8PeOo

Lenha para a fogueira terrorista?

Em dezembro, a candidata presidencial democrata Hillary Clinton disse que a retórica anti-muçulmana do magnata do setor imobiliário estava sendo utilizada por organizações terroristas para recrutamento no exterior.

Parece que ela estava certa. Na última sexta-feira, uma afiliada do grupo terrorista Al Qaeda na Somália divulgou um vídeo de recrutamento que criticava o racismo e sentimento antimuçulmano nos Estados Unidos e continha imagens de Trump.

Segundo o The New York Times, o vídeo apresenta uma breve passagem de Trump anunciando sua proposta de proibir a entrada de muçulmanos no país, na sequência dos ataques de Paris, em novembro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEstado IslâmicoEstados Unidos (EUA)MéxicoMuçulmanosPaíses ricos

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame