Mundo

Trump impõe tarifa de 25% sobre a importação de chips de computação avançados

Medida foi tomada pelo presidente americano com a justificativa de preocupação com a "segurança nacional" e impulso à produção dos EUA

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 19h16.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma proclamação que impõe tarifa de 25% sobre a importação de alguns chips de computação avançados. A ação afeta a compra dos chips H200, da Nvidia, e o AMD MI325X.

De acordo com o documento divulgado pela Casa Branca, a medida foi tomada diante das preocupações de Trump com a "segurança nacional, em relação às importações de semicondutores, equipamentos de fabricação de semicondutores e seus produtos derivados".

"O Presidente também impôs uma tarifa de 25% sobre certos chips de computação avançada, como o NVIDIA H200 e o AMD MI325X. Essa tarifa não se aplicará a chips importados para apoiar a expansão da cadeia de suprimentos de tecnologia dos EUA e o fortalecimento da capacidade de fabricação nacional de derivados de semicondutores", detalha a nota.

Segundo o governo americano, Trump instruiu o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, a negociarem novos acordos, ou a continuarem quaisquer negociações de acordos em andamento.

Por outro lado, o governo dos EUA pode aplicar taxações maiores sobre semicondutores e derivados. Mas, ainda não há previsão para a realização dessa ordem.

"Em um futuro próximo, o presidente Trump poderá impor tarifas mais amplas sobre as importações de semicondutores e seus derivados, bem como um programa de compensação tarifária para incentivar a produção nacional, conforme anunciado anteriormente".

'Ameaça à segurança nacional'

O documento também afirma que o propósito do presidente Donald Trump é restaurar dar impulso à produção dos EUA em semicondutores e produtos derivados e que enxerga esse movimento como uma das prioridades para a "segurança econômica e nacional".

"As quantidades atuais de importações de semicondutores ameaçam prejudicar a segurança nacional", diz o texto assinado por Trump. "A capacidade dos Estados Unidos de produzir semicondutores, certos equipamentos para fabricação de semicondutores, como ferramentas avançadas de litografia e gravação, e seus produtos derivados é insuficiente para atender à demanda interna. Isso levou os Estados Unidos a dependerem de fontes estrangeiras para atender à demanda interna.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Tarifas

Mais de Mundo

Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio à pressão dos EUA pela anexação

Emissão de visto de turismo dos EUA não deve ser afetado, dizem advogados

Conflitos geoeconômicos lideram lista de riscos globais para 2026, diz WEF

Trump na Venezuela: como a América Latina avaliou a intervenção?