Mundo

Trump ganha maioria em três territórios após votação à meia-noite

No total, Trump teve 32 votos, Hillary, 25; o libertário Gary Johnson, 4 e outros cinco foram para os diferentes candidatos que não participam da eleição

Donald Trump: moradores de três povoados votaram à meia-noite para serem os primeiros a participar da eleição (Rebecca Cook/Reuters)

Donald Trump: moradores de três povoados votaram à meia-noite para serem os primeiros a participar da eleição (Rebecca Cook/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de novembro de 2016 às 06h45.

Washington - O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, ganhou a maioria dos votos dos três territórios do estado de New Hampshire que votaram por volta da meia-noite (hora local), embora sua rival, a democrata Hillary Clinton, tenha vencido em duas destas três entidades locais.

No total, Trump teve 32 votos, Hillary, 25; o libertário Gary Johnson, 4 e outros cinco foram para os diferentes candidatos que não participam na corrida, mas que os moradores incluíram em suas cédulas através do método do "write-in".

Como é tradição, os moradores destes três povoados se reuniram a meia-noite, votaram e poucos minutos depois fecharam as urnas para se transformar nos primeiros a responder ao grande evento onde o povo americano decide quem ocupará durante quatro anos a Casa Branca e selecionará parte do Congresso.

Como era prevista, a disputa em Hart's Location, o único dos três territórios com título de município, esteve apertada: Hillary Clinton conseguiu a vitória com 17 votos, contra 14 de Trump e as três conseguidas por Johnson, um ex-governador republicano que aspira à presidência como candidato do Partido Libertário.

Além disso, o rival de Hillary nas primárias, o senador Bernie Sanders, e o oponente do republicano, John Kasich, conseguiram dois e um voto, respectivamente, graças ao método do "write-in", que permite aos americanos optar por um candidato que não esteja com seu nome na cédula.

Em Dixville Notch, a democrata conseguiu quatro votos contra dois de Donald Trump, um de Johnson e outro que ganhou o candidato presidencial republicano em 2012, Mitt Romney, outro "write-in".

Por último, em Millsfield, Trump conquistou 16 votos que lhe deram a vitória, contra quatro votos de Hillary, quem viu Sanders roubar uma cédula.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasHillary Clinton

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame