Mundo

Trump faz confiança do mundo nos EUA cair, diz pesquisa

Análise do Pew Research Center em 37 países constatou que 74% das pessoas não confia que os EUA tomarão a decisão certa no cenário internacional

O presidente dos EUA, Donald Trump: pesquisa mostra que grau de confiança no país caiu com a presidência republicana (Pool / Pool/Getty Images)

O presidente dos EUA, Donald Trump: pesquisa mostra que grau de confiança no país caiu com a presidência republicana (Pool / Pool/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 27 de junho de 2017 às 10h57.

Última atualização em 27 de junho de 2017 às 10h58.

São Paulo – Há cerca de seis meses na presidência, Donald Trump impactou a maneira como o mundo enxerga os Estados Unidos. Se no fim do governo de Barack Obama 64% da população de 37 países tinha confiança de que os EUA agiriam corretamente no cenário internacional, com o republicano, esse percentual caiu para 22%.

A constatação é de uma pesquisa de opinião conduzida pelo Pew Research Center. De acordo com a análise, a queda de confiança é ainda mais acentuada em países aliados dos EUA na Europa, Ásia, além de México e Canadá.

Pudera: durante esse breve período na presidência, Trump adotou posicionamentos que vão de encontro com as políticas adotadas por Obama na esfera internacional. Exemplos disso são a saída dos EUA do Acordo de Paris e da Parceria Transpacífico, dois grandes acordos firmados pela gestão democrata com dezenas de países.

Os dois países que expressaram os menores graus de confiança sobre o atual governo americano são México (apenas 5% manifestaram essa opinião) e Espanha (7%). Apenas dois relataram confiar mais em Trump que em Obama: Israel e Rússia. Entre os israelenses, 56% declarou confiança no republicano e, entre os russos, 53%.

Imagem dos EUA

A imagem dos EUA também foi apurada pela pesquisa. Ao fim da presidência de Obama, 64% do mundo olhava para o país positivamente. Agora, esse percentual caiu para 49%. Novamente aqui, notou o Pew Research, a queda foi mais profunda entre aliados históricos.

No que diz respeito ao presidente, o instituto levantou que o retrato de sua personalidade pintado pela maioria dos entrevistados o coloca como arrogante, intolerante e perigoso. No entanto, há quem o avalie como um líder forte.

A visão que o mundo tem dos americanos em geral, continuou a análise, é positiva. 58% dos entrevistados manifestou uma opinião favorável ao povo. Aqui, a capilaridade e a penetração da cultura americana (cinema, música, por exemplo) parecem ter sido os fatores fundamentais para a manutenção de uma boa imagem do país.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaDonald TrumpGuerrasIsraelRússia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame