Mundo

Trump é fichado na Justiça dos EUA nesta terça-feira

Trump foi indiciado formalmente por um grande júri no caso envolvendo a atriz pornô Stormy Daniels

Trump: bilionário já está em Nova York desde a segunda-feira, 3. (James Devaney / Colaborador/Getty Images)

Trump: bilionário já está em Nova York desde a segunda-feira, 3. (James Devaney / Colaborador/Getty Images)

Publicado em 4 de abril de 2023 às 06h14.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será fichado nesta terça-feira, 4, na Justiça dos Estados Unidos. O bilionário saiu da Flórida, onde vive, em seu jato particular e chegou a Nova York na segunda-feira, 3, com um forte esquema de segurança. Ele está hospedado em seu luxuoso apartamento na Trump Tower, que fica na Quinta Avenida.

Trump foi indiciado formalmente por um grande júri, na semana passada, no caso envolvendo a atriz pornô Stormy Daniels. É a primeira vez que um ex-presidente dos Estados Unidos é indiciado. Segundo o The New York Times, o procurador distrital democrata de Manhattan, Alvin Bragg, que lidera o caso, e os advogados de Trump fizeram um acordo para a rendição do bilionário. Entre os acordos está que ele não será fotografado, como ocorre neste tipo de procedimento.

O que significa indiciado nos EUA?

No sistema de Justiça dos Estados Unidos, ser indiciado significa que uma pessoa foi formalmente acusada de um crime por um grande júri ou por um promotor público. Isso só ocorre depois de uma investigação policial com evidências robustas para sustentar a acusação. Isso não significa que a pessoa é culpada, mas que ela tem motivos para ser julgada.

O que diz a denúncia contra Trump

O caso investiga um pagamento de 130 mil dólares feito em 2016 à atriz pornô Stormy Daniels -- cujo verdadeiro nome é Stephanie Clifford -- para que ela guardasse silêncio sobre a suposta relação que teve com Trump. O pagamento foi feito duas semanas antes da eleição em que o republicano derrotou a democrata Hillary Clinton.

Segundo o New York Times, o ex-presidente poderia ser acusado de tentar maquiar relatórios contábeis para dissimular o pagamento a Stormy Daniels. Um crime que poderia ser mais grave se os promotores considerarem que Trump buscava contornar os regulamentos sobre financiamento de campanhas eleitorais, segundo a publicação.

Trump pode ser preso nos próximos dias?

Como Trump foi indiciado, há a possibilidade mais concreta dele ser preso, mas isso ainda depende de negociações com os advogados do ex-presidente, que indicaram que a detenção dele seguiria o procedimento padrão. Isso significa que ele viajaria de sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida, para comparecer ao tribunal da cidade de Nova York, fornecer impressões digitais e fotos.

Dada a natureza histórica de tal movimento e as preocupações de segurança envolvidas, a maneira como isso se desenrolaria é incerta. Assim que o caso for registrado e um juiz for selecionado, outros detalhes entrarão em vigor, como o horário do julgamento e possíveis restrições de viagem e requisitos de fiança para o réu.

A condenação por contravenção resultaria em multa. Se Trump for condenado pela acusação criminal, ele enfrentará uma pena máxima de quatro anos de prisão, embora alguns especialistas jurídicos prevejam que uma multa é mais provável, e qualquer tempo atrás das grades é altamente improvável.

(Com informações da AFP e Estadão Conteúdo)

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Argentina conclui obra-chave para levar gás ao centro-norte do país e ao Brasil

MP da Argentina pede convocação de Fernández para depor em caso de violência de gênero

Exército anuncia novas ordens de alistamento para judeus ultraortodoxos em Israel

Eleição nos EUA: país reforça segurança de trabalhadores e das urnas