EUA-Rússia: a única cúpula entre Trump e Putin foi realizada no ano passado em Helsinque (Mikhail Svetlov/Getty Images)
AFP
Publicado em 12 de junho de 2019 às 16h04.
O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (12) que vai se reunir no final do mês com seu colega russo, Vladimir Putin, em paralelo à cúpula do G20 no Japão.
"Vou me reunir com Putin no G20", confirmou Trump aos jornalistas na Casa Branca.
Hoje, Estados Unidos e Rússia divergem em vários assuntos da agenda internacional, em um amplo leque que vai da crise na Venezuela aos conflitos na Síria, passando pela Ucrânia.
O presidente também comentou as suspeitas geradas por seu encontro anterior com Putin, em meio à investigação pela ingerência de Moscou na campanha eleitoral dos Estados Unidos de 2016.
A última reunião bilateral formal entre ambos foi em Helsinque, em julho de 2018. Durante o encontro, os presidentes pediram a seus assessores de alto escalão para serem deixados sozinhos. A prática é bastante incomum na diplomacia.
"Acho que talvez seja mais fácil ter gente na sala, porque vocês não confiam em nada", disse Trump, ao responder um jornalista.
No mês passado, o republicano anunciou que se reuniria com Putin na cúpula do G20, mas o Kremlin negou que houvesse algum acordo sobre um potencial encontro entre ambos.