Mundo

Trump diz que pressionou Putin sobre ingerência eleitoral

Trump afirmou que está na hora de ter uma "relação construtiva com a Rússia"

Donald Trump e Vladimir Putin durante encontro no G20 (Carlos Barria/Reuters)

Donald Trump e Vladimir Putin durante encontro no G20 (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de julho de 2017 às 11h39.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que pressionou "duramente" o colega russo, Vladimir Putin, sobre a ingerência russa durante reunião bilateral que realizaram durante a Cúpula do G20 e que está na hora de ter uma relação "construtiva com a Rússia".

"Pressionei duramente o presidente Putin em duas ocasiões sobre a ingerência russa nas nossas eleições. Ele negou veementemente. Eu já dei a minha opinião", disse Trump na rede social Twitter sobre a primeira reunião com o líder russo, que durou mais de duas horas.

No voo de volta de Hamburgo, onde ocorreu o encontro de líderes, a Casa Branca não desmentiu as afirmações de Putin, segundo quem Trump aceitou suas explicações de que o Kremlin não teve nenhuma relação com as tentativas de afetar as eleições americanas.

Trump minimizou insistentemente as tentativas da Rússia de afetar o resultado das eleições para prejudicar as chances da candidata democrata, Hillary Clinton, que defendia manter o isolamento de Moscou como havia feito Barack Obama por assuntos como Ucrânia e Síria.

Donald Trump, que no passado mostrou admiração por Putin e manteve relações mais próximas com governantes autoritários, disse se sentir "honrado" por se reunir com o presidente russo, enquanto que o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, assegurou que falou "de maneira robusta e longa" sobre a ingerência eleitoral.

"Negociamos um cessar-fogo em partes da Síria que salvará vidas. Agora é o momento de avançar em um trabalho construtivo com a Rússia", acrescentou Trump, que durante o G20 confirmou o seu isolacionismo em relação aos demais integrantes do grupo em assuntos de mudança climática e comércio.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)G20RússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame