Mundo

Trump diz que desnuclearização total da Coreia do Norte já começou

Presidente americano destacou que quatro dos grandes locais para testes nucleares no país asiático estão sendo desmontados

Trump: "Eles pararam de mandar mísseis, inclusive mísseis balísticos. Eles estão destruindo o local dos motores. Eles estão explodindo-os" (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: "Eles pararam de mandar mísseis, inclusive mísseis balísticos. Eles estão destruindo o local dos motores. Eles estão explodindo-os" (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de junho de 2018 às 17h05.

Última atualização em 21 de junho de 2018 às 17h06.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que a Coreia do Norte está desmontando quatro dos seus grandes locais para testes nucleares e que um processo de "total desnuclearização... já começou a acontecer".

Falando em uma reunião do seu gabinete na Casa Branca, Trump disse: "Eles pararam de mandar mísseis, inclusive mísseis balísticos. Eles estão destruindo o local dos motores. Eles estão explodindo-os. Eles já desmontaram um dos grandes locais para testes, na verdade, são quatro grandes locais de teste."

"E a grande coisa é que haverá uma desnuclearização total, que já começou a acontecer."

Perguntado na quarta-feira sobre o que a Coreia do Norte estava fazendo em relação a desnuclearização desde a histórica reunião entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, no dia 12 de junho, o secretário da Defesa dos EUA, Jim Mattis, disse à repórteres:

"Não, eu não estou sabendo disso. Eu quero dizer, obviamente, é o início de um processo. As negociações detalhadas não começaram. Eu não esperaria isso neste momento."

Mattis estava sentado ao lado de Trump na reunião de gabinete nesta quinta-feira.

O grupo de monitoramento norte-coreano, sediado nos EUA, 38 North, disse em uma análise no final da semana passada que não havia sinais de qualquer atividade para desmantelar Sohae ou qualquer outro local de teste de mísseis.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEnergia nuclear

Mais de Mundo

Montenegro extraditará aos EUA magnata sul-coreano das criptomoedas

Mais de 30 mil sírios estabelecidos na Turquia retornam ao país após queda de Assad

Policial argentino detido na Venezuela é processado por 'terrorismo'

Israel realiza operação perto de importante hospital de Gaza