Mundo

EUA e Coreia do Norte retomam contato e reacendem expectativa de encontro

Anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump nesta sexta-feira, um dia depois de o republicano ter cancelado a reunião publicamente

Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un (Kevin Lamarque/Reuters)

Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de maio de 2018 às 12h33.

Última atualização em 25 de maio de 2018 às 12h40.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que o governo americano retomou os contatos com a Coreia do Norte após várias tentativas fracassas de diálogo para preparar a cúpula de 12 de junho com Kim Jong-un, cancelada pelo republicano ontem.

"Estamos conversando com eles agora. Foi um comunicado muito bom o que eles publicaram. Vamos ver o que acontece", disse Trump a jornalistas. "Poderia inclusive ser no dia 12. Temos muito interesse na cúpula", sugeriu o presidente.

Ao ser questionado se Kim estava fazendo um jogo estratégico nas negociações para que o encontro inédito aconteça, Trump respondeu que todos agem dessa forma. "Vocês sabem muito bem disso", afirmou.

O presidente celebrou que os contatos com a Coreia do Norte tenham sido restabelecido após várias tentativas fracassadas de dialogar com Kim para preparar a cúpula do dia 12.

Pouco antes das declarações aos jornalistas, Trump tinha elogiado no Twitter a Coreia do Norte pelo comunicado publicado em resposta à decisão americana de cancelar o encontro entre os dois líderes.

Na nota, o regime de Kim disse estar aberto a retomar o diálogo em "qualquer momento", uma postura que parece ter relaxado o recente clima de tensão entre as partes.

Ontem, Trump anunciou o cancelamento da cúpula após uma série de "hostilidades" da Coreia do Norte, que incluíram insultos de Pyongyang ao vice-presidente americano, Mike Pence.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame