Mundo

Trump deve escolher Marco Rubio como secretário de Estado, diz mídia dos EUA

O atual senador da Flórida é considerado linha-dura com países que considera adversários, como China e Irã

Nascido em Miami, Rubio é filho de imigrantes cubanos (Giorgio Viera/AFP)

Nascido em Miami, Rubio é filho de imigrantes cubanos (Giorgio Viera/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 07h39.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, deve nomear o senador da Flórida, Marco Rubio, de 53 anos, para o cargo de secretário de Estado, informaram o The New York Times e a agência Reuters na noite de segunda-feira, 11. O cargo equivale ao de ministro das Relações Exteriores no Brasil.

De acordo com o jornal, a nomeação ainda não foi confirmada, mas o republicano deve mesmo optar por Rubio, um aliado leal que acabou não escolhendo como vice na chapa presidencial.

Até agora, Trump vem optando por nomes fiéis a ele para compor seu próximo gabinete. Já escolheu Stephen Miller como vice-diretor de políticas e também oficializou Susie Wiles como chefe de gabinete (a primeira vez que uma mulher vai ocupar o cargo, o equivalente ao de ministro da Casa Civil no Brasil).

Veja quem Trump já escolheu para ocupar cargos-chave em seu governo

Segundo a Reuters, Rubio, filho de imigrantes cubanos nascido em Miami, era a opção mais linha-dura que Trump tinha mesa para ocupar o cargo de secretário de Estado. O senador em diversos momentos já defendeu uma política mais firme contra adversários dos EUA, incluindo China e Irã.

Questionado pela CNN na semana passada se estava pronto para um cargo importante no gabinete do novo governo, Rubio respondeu: "Sempre estou interessado em servir a este país."

De acordo com a Reuters, a escolha de Rubio por Trump para o cargo mais importante do governo pode fortalecer a imagem que o presidente tem entre os latinos (que o ajudaram a vencer na eleição do dia 5), passando a mensagem de que eles têm espaço nos altos cargos de seu próximo mandato.

Trump e Rubio já trocaram ofensas

A nomeação do senador marcaria uma reviravolta na relação entre os dois. Em 2016, quando competiam pela indicação presidencial republicana, Rubio chamou Trump de "trapaceiro" e "a pessoa mais vulgar que já aspirou à Presidência".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Partido do presidente da Coreia do Sul se posiciona contra impeachment de Yoon Suk Yeol

Quais foram os melhores destinos de 2024? Veja as 10 cidades mais visitadas no mundo

Donald Trump nomeia Monica Crowley, da Fox News, como Chefe de Protocolo

Yamandú Orsi é oficialmente proclamado presidente eleito do Uruguai